1891-1900
       
1891
(abr) A Paulista compra a E. F. Descalvadense, fundada pouco tempo antes por fazendeiros de Descalvado, ativa-a e altera o seu nome para ramal Descalvadense, que segue da estação de Descalvado até a estação terminal de Aurora, com apenas treze quilômetros e bitola de 60 cm  
(abr) A Paulista compra a E.F. Santa Rita, e passa a chamá-la ramal de Santa Rita, também com bitola de 60 cm  
(19/09) A Mogiana prolonga o ramal de Itapira (antigo ramal da Penha), da estação de Itapira até a de Eleutério  
(26/11) A Paulista reformula o ramal de Emas, muda-o de lugar para pouco mais a oeste e o prolonga até a estação de Baguassu, com o nome de ramal de Santa Veridiana. A antiga estação de Emas é desativada. O ramal, como a linha de Descalvado, também é construído em bitola larga (1,60m)  
É inaugurada a E.F. Dumont (ramal de Dumont), com bitola de 60 cm, ligando Ribeirão Preto, na Mogiana, à fazenda Dumont , núcleo do atual município de Dumont, e com três ramais ligando-o às fazendas próximas  
       
1892
(20/02) A Sorocabana e a Ituana são fundidas na Cia. União Sorocabana e Ytuana (CUSY)  
(26/03) A Paulista compra a Rio Claro Railway dos ingleses. Toda em bitola métrica e com duas linhas, Rio Claro-Araraquara, Visconde do Rio Claro-Jaú (ramal de Jaú) e Dois Córregos-Mineiros (ramal de Agudos), a primeira, o tronco da antiga Rio-Clarense, fica sendo chamada de Secção Rio Claro pela Paulista. Já estavam em construção a continuação desta, até Rincão e Guariba.  
(28/03) A Mogiana termina o ramal de Serra Negra, chegando até Serra Negra  
(01/04) A linha da Paulista de bitola métrica, partindo da estação de Araraquara, chega a Rincão, e em 06/06, à estação de Guariba, que dará origem a esta cidade  
(01/08) O ramal de Santa Veridiana, da Paulista, chega até a estação de Palmeiras, em Santa Cruz das Palmeiras. O ramal teve as obras embargadas duas vezes pela Mogiana durante a sua construção, que alegava invasão de sua zona privilegiada, rebatendo as antigas reclamações da Paulista sobre a estação de Lage  
(02/09) A Paulista abre o ramal de Água Vermelha, partindo da estação de São Carlos a chegando à estação de Araraí, ramal que já estava projetado pela Rio Claro Railway  
       
1893
(20/02) O ramal de Santa Veridiana, da Paulista, chega a Santa Veridiana, estação terminal e muito próxima - cerca de quinhentos metros - da estação de Lage, no tronco da Mogiana.  
(20/09) O ramal de Água Vermelha, da Paulista, chega a Santa Eudóxia, estação terminal muito próxima às margens do rio Mogi-Guassu. Dois anos depois cogitou-se a ligação das estações de Santa Eudóxia com a de Aurora, no ramal Descalvadense, mas a idéia não vingou  
(01/02) A linha-tronco métrica da Paulista é prolongada de Guariba a Jaboticabal  
A CUSY une as estações de Vitória (Vitoriana), no tronco da Sorocabana, à estação de Treze de Maio, da Ytuana, no ramal de São Manuel, ligando Porto Martins, no Tietê, com Botucatu por via férrea. Esta ligação acabou sendo o embrião dos ramais de Porto Martins e de Araquá, e também causou atritos com a Cia. Paulista, que na época estava com os trilhos do ramal de Agudos bem próximos à região, embora ao norte do Tietê  
       
1894
(10/05) A Paulista abre o ramal de Ribeirão Bonito, que sai de São Carlos, na linha-tronco e chega até Ribeirão Bonito, estação terminal  
       
1895
(11/05) O ramal de Itararé, da Sorocabana, chega a Itapetininga, onde para por dez anos  
(07/11) O tronco da Sorocabana chega a Morrinhos (depois Paula Souza), pouco além de Botucatu  
       
1896
(01/11) O tronco da Sorocabana chega a Três Ranchos (Cerqueira César), passando pela cidade de Avaré  
       
1897
(04/07) A CUSY une as estações de Mairinque, no tronco, a Itu, na antiga Ytuana, criando três novas estações: Moreiras, Dona Catarina e Pirapitingüi  
A Cia. União Sorocabana e Ytuana aumenta a bitola das linhas da antiga Ytuana, de 0,96m para 1,00 m  
A CUSY inaugura o primeiro trecho do ramal de Bauru, entre Capão Bonito (depois Rubião Jr.), no tronco, e Lençóis, utilizando parte do trecho do ramal de São Manuel e as estações de Igualdade e de São Manuel  
Ao mesmo tempo, a CUSY desativa o ramal de São Manuel; une as estações de Vitória (Vitoriana) a Porto Martins e a de Treze de Maio a Redenção (depois Araquá), formando o ramal de Porto Martins e o ramal de Araquá  
       
1898
(05/06) Henrique Santos Dumont abre a E. F. Santos Dumont na fazenda London, se sua propriedade, partindo da estação de Glória, no tronco da Mogiana, depois renomeada para Santos Dumont. O ramal terminava na fazenda que futuramente seria chamada de Fazenda Amália, comprada pela família Matarazzo  
(01/08) O ramal de Itapira, da Mogiana, chega a Sapucaí, em Minas Gerais, seu ponto terminal. Ali ele se uniria com a E. F. Sapucaí, que ligaria essa estação com a cidade de Soledade, na E. F. Minas-Rio, em Minas Gerais  
(01/10) A E. F. Araraquara inaugura o primeiro trecho de linha, entre a estação inicial de Araraquara, na linha-tronco da Paulista, e a estação de Itaquerê (Bueno de Andrada)  
       
1899
(25/03) A E. F. Araraquara estende a linha, de Itaquerê (Bueno de Andrada) a Matão.  
(01/07) A Paulista estende o ramal de Agudos, de Mineiros até a estação de Campos Salles  
(01/08) A Mogiana abre o ramal de Santa Rita do Paraíso, mais tarde ramal de Igarapava, saindo da linha do Rio Grande, logo após a ponte sobre o rio Pardo, e chegando até Jardinópolis  
(01/08) A Mogiana abre o ramal de Sertãozinho, atingindo a cidade de Sertãozinho, a partir da estação de Barracão, em Ribeirão Preto, no tronco da Mogiana  
(18/09) É inaugurada a E.F. Funilense, entre a cidade de Campinas e a estação de Barão Geraldo de Rezende (hoje Cosmópolis)  
       
1900
(01/06) O ramal de Santa Rita do Paraíso, da Mogiana, chega até a estação de Salles Oliveira, embrião da futura cidade do mesmo nome
(01/06) É criada pela Mogiana a estação de Entroncamento, construída poucos metros após a linha cruzar o rio Pardo, e que passa a ser o ponto final do tronco, para que dela passem a sair o ramal de Igarapava (para o norte) e a linha do Rio Grande (para o nordeste)  
(01/12) A Cia. E. F. do Dourado abre a sua linha, de Ribeirão Bonito, ponta do ramal do mesmo nome, da Cia. Paulista, até a então vila de Dourado, em bitola de 60 cm