História da Estrada de Ferro Cataguases
(Texto enviado por Ricardo
Quintero de Mattos)
Estrada de Ferro Cataguases (1895-1965) - Intermediando um contrato em causa
publica, foi dada a concessão pelo Governo de Minas Gerais ao Sr. Carlos de
Andrade, que se associou ao Sr. Cristiano Dias Lopes para juntos criarem uma
empresa de sociedade anônima, e buscar junto a investidores do Rio de Janeiro
a então Capital Federal, a quantia necessária para iniciar a construção da ferrovia.
Eles não foram muito longe, diante das primeiras dificuldades venderam a concessão
ao Banco Construção o primeiro de Cataguazes, fundado com este objetivo pelo
português enraizado na terra dos Puris. Coronel João Duarte, que conhecia a
fundo a matéria sobre ferrovia, pois seu primeiro trabalho foi na Leopoldina
Railway. Ele escolheu o engenheiro Dr. Jacinto Adolfo de Aguiar Pantoja como
responsável pela obra, que a concluiu em duas etapas: Da primeira Estação a
estação de João pinheiro em Sant'Ana de Cataguases em 14/04/1895 e de Sereno
a Santo Antonio de Muriaé hoje Mirai, em 31/12/1895. Em Sereno funcionava a
chave que dividia os sub-ramais da Estrada. Ao mesmo tempo eram inauguradas
todas as paradas e estações do trecho na seguinte forma: Estação inicial no
Distrito sede Cataguases, a Parada de São Diniz, Estação de Sereno onde a linha
bifurcava. Seguindo a vertente do Cágado a Estação de Costa Sena e a seguir
a estação de João Pinheiro em Sant'Ana. Na vertente do Meia-Pataca vinha a seguir
a Parada de Joaquim Vieira, na seqüência Estação da Glória, Parada de João Resende,
Parada da Aldeia, Parada de Santa Tereza e Estação de Miray. O projeto inicial
era primeiro chegar a Miray, acredito que por intervenção política foi alterada,
priorizando-se o trecho que ia para Sant'Ana, já que o Presidente da Câmara
O Sr. Cristiano Dias Lopes, renunciou e assumiu no lugar dele o Vereador eleito
por Sant'Ana de Cataguases Dr. Antonio Cavalcante Sobral. A ferrovia batizada
de "Estrada de Ferro Cataguases"e ambicionava chegar ao Distrito de Laranjal,
o que já foi uma promessa não cumprida e que acabou virando uma coisa corriqueira
até os dias de hoje. Por uma questão meramente estratégica de seus negócios,
o Coronel vende o Banco Construtor e que e transferido para o Rio de Janeiro.
A ferrovia de propriedade do banco teve o mesmo destino de posse. Os novos proprietários
transformaram -na em uma Compania de sociedade anônima e passou a seguinte denominação
Companhia Estrada de Ferro Cataguases, cujo seu presidente era o visconde de
Assis Martins. Logo depois foi vendida outra vez, agora ao Banco da República
do Brasil, autorizada a venda pelo Decreto 1562 de 27/12/1902. Ainda neste ano
foi adquiria pela The Leopoldina Railway, sediada em Londres Inglaterra, e passou
a ter denominação de Ramal. Funcionou até 1965, quando foi desativada Ricardo
Quinteiro de Mattos