A Pomba da Paz no município de Uberaba, MG
Na
cidade de Uberaba tivemos a Estação da Estrada de Ferro Oeste de Minas, depois
denominada Rede Mineira de Viação. Esta ferrovia não mais existe desde o ano
de 1968 e tudo ficaria na normalidade não fosse o seu percurso no então perímetro
urbano. Inaugurada no dia 10/11/1926 e passando num determinado trecho, em plenos
cerrados e capoeiras na época, descrevia percurso sinuoso. Pois bem: no vai
e vem das curvas em terreno plano, iniciou-se ali de forma imperceptível um
estranho desenho no solo. A cidade durante cerca de 20 anos permaneceu distante
do tal percurso sinuoso, cerca de 3 quilômetros ou mais. Corredores boiadeiros
foram surgindo com pequenas casinhas à beira da linha até que a cidade despertou.
Houve o encontro lento e progressivo da parte urbanizada com a faixa da ferrovia.
As fazendas viraram loteamentos e a ferrovia virou avenida: Av. Cel. Joaquim
de Oliveira Prata e Av. do Contorno. Uma ave foi desenhada no chão bruto, sem
qualquer projeto urbanístico. É interessante lembrar que a carência de equipamentos
de engenharia naquela época, anos 1920, requereu a participação direta das mãos
do homem combinada com a rusticidade e força dos burros, cavalos e bois. Uma
única barra de trilho pesa aproximadamente 310 kg; imaginem um conjunto contendo
duas paralelas com dormentes, pregos etc, etc! E mesmo assim ganhamos a POMBA
DA PAZ! Visualizei a figura da ave já delineada pela expansão imobiliária no
mapa de Uberaba, isso no ano de 1966 (Engenheiro Civil e de Segurança João Eurípedes
Sabino, 2008).
Os mapas e explicações abaixo foram enviados também
pelo Engenheiro João Sabino.