Ponte Machado da Costa (sobre o rio Iguaçu em União da Vitória), Municípios de União da Vitória, PR e Porto União, SC
Linha Itararé-Uruguai, RVPSC

A ponte ferroviária Machado da Costa, sobre o rio Iguaçu, está situada na divisa dos Estados do Paraná e de Santa Catarina , na linha Itararé-Uruguai da antiga RVPSC, pouco antes da estação de Porto União da Vitória, esta, como a ponte, dividida no sentido longitudinal entre os dois Estados.

Notar que havia também outro ponto em que a ferrovia cruzava o rio Iguaçu, na linha da antiga E. F. Paraná (Curitiba-Ponta Grossa), próximo à estação de Engenheiro Bley, no município da Lapa.

A ponte foi aberta em 1906, provisória, em madeira, logo em seguida substituída por uma metálica. Ela era, no entanto, diferente da atual, que mantém suas fundações, mas não tem a "cobertura", ou seja, a estrutura mais alta que "cobre" a ponte em metal. A modificação veio nos anos 1950 por motivos ignorados. Em 1996, perdeu os trilhos. O trecho que ligava a ponte a Engenheiro Gutierrez, em Irati, foi retirado; sobrou o trecho entre a ponte e o sul do País; com isso, a estação de Porto União da Vitória, fusão dos nomes das duas cidades, uma em cada Estado (União da Vitória, PR e Porto União, SC) ainda mantém seus trilhos dividindo as cidades e os Estados no meio de sua gare coberta. A ponte e a estação são hoje um dos "lugares mágicos" do Brasil.
Lugar mágico e fantástico.

(Fontes: pesquisa local e em literaturas diversas - Ralph Giesbrecht e Nilson Rodrigues)

A ponte, vista no sentido do Paraná, cruza o rio Iguaçu. Metade da ponte está em território paranaense (o lado de cá
da foto) e metade do lado de Santa Catarina (o lado de lá, não visto na foto) pois eram os trilhos, que hoje não estão
mais sobre a ponte, que dividiam os Estados, continaundo esta divisão por um bom trecho do leito para o sul.
(Foto: Nilson Rodrigues, 2006).