Túnel do Pinheiro Preto, Município de Pinheiro Preto, SC
Linha Itararé-Uruguai, RVPSC

O túnel ferroviário de Pinheiro Preto, por alguns chamado de túnel do Vacariano,situa-se entre as estações de Videira e de Pinheiro Preto, a cerca de 1,5 km desta e foi terminado em 1909. Foi entregue ao tráfego em 1910. Era, na linha original, sem variantes, o único túnel da linha. Com a construção posterior de variantes, após os anos 1940, outros túneis surgiram.
Está sem uso contínuo desde 1997, quando a linha foi praticamente abandonada. Atualmente por ele passam raros trens de capina da ALL, além de muito raramente trens para fins turísticos da ABPF.
O túnel é tristemente famoso na região por ter sido próximo a ele que se deu o que se chama de primeiro assalto a um trem pagador no Brasil, onde morreram funcionários da construção da ferrovia, em 1909, devido ao ataque de um taifeiro de nome Zeca Vacariano. No local existe até hoje a "Cruz do Vacariano". Na verdade, não era um trem pagador, nem um trem, que foi assaltado: ainda não havia tráfego na linha, e o que foi assaltado foi, segundo relatos, o dinheiro que estava com funcionários para o pagamento de empregados em uma tropa de mulas, próximo ao túnel.
Na foto abaixo, o túnel, em 1935, com um auto de linha, e em 2006, mostrando o emboque do lado de Videira.
Mais abaixo, o emboque sul, do lado de Pinheiro Preto, em 2002. (Fontes: Nilson Rodrigues e outras literaturas)

Acima, o túnel em 1935, emboque do lado norte (Videira). Pode-se ver, no alto do túnel, à direita, o ano de sua
entrega: 1909 (Foto Arthur Wischral). Abaixo, o mesmo túnel, no mesmo emboque, em novembro de 2006
(Foto Nilson Rodrigues).

Abaixo, o mesmo túnel, no emboque do lado de Pinheiro Preto, em 2002: note o mato na linha abandonada
(Foto: Décio Marques)