|
...
California
Marilândia do Sul
Mauá do Sul
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
... |
|
|
|
|
E. F. Central do
Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996) |
MARILÂNDIA
DO SUL
Município de Marilândia do Sul,
PR |
Linha Apucarana-Uvaranas - km 546,000
(2000) |
|
PR-2457 |
|
|
Inauguração: 01.10.1960 |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Central do Paraná começou a ser construída
em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km
partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do
que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da
cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem.
A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho
mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá,
ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada
à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se
numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a
transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros
para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha
de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro:
embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção
de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e
que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas
ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação foi inaugurada em 1960, como estação
terminal provisória do trecho que saía de Apucarana.
O seu nome original era Araruva. "Em Marilândia do
Sul, nós nos deparamos com uma estação enorme, totalmente destruída.
Só sobraram as paredes laterais em pé. Em seu pátio, um típico vagão
RFFSA transformado em alojamento um tanto permanente, pois seu ocupante
até uma hortinha estava cultivando. Conversando com o sujeito, ele
nos informou que já estava aposentado quando a ALL o chamou de volta,
para cuidar do trecho. Enquanto durava a conversa, chegou uma locomotiva
escoteira, trazendo outro funcionário que tinha se deslocado até Mauá
do Sul, para despachar o "motor", na verdade um auto de linha que
iria rumo a Bairro dos França" (Douglas Razaboni,
07/2003). "O meu pai foi ferroviário durante 21 anos e
eu moro perto da estação desde que nasci, nas casas da antiga RFFSA.
Confesso que me cortou o coração quando os vândalos começaram a destruir
a estação que era uma bela construção. Quando a RFFSA foi privatizada
(1996), tiraram todos os equipamentos de lá de dentro, como móveis
antigos etc. Quando ela ficou vazia, as pessoas começaram a destruir,
roubando telhas, vigas, vasos sanitários.... enfim, tudo que puderam
carregar eles levaram" (Ademilson Leandro Gato, 12/2003).
O pátio tem hoje 3 linhas de desvio. No pátio de Marilândia,
em 2011, costuma ficar uma helper que empurra o trem até Mauá da
Serra, ou no caso de vazios na cauda, ela auxilia na cabeça, processo
que se repete entre Leonardos e Reserva.
(Fontes: Daniel K. Trevisan; Ademilson Leandro Gato;
Douglas Razaboni) |
|
|
|
A estação de Marilândia do Sul, em 19/07/2003.
Foto Douglas Razaboni |
A estação de Marilândia do Sul, em 19/07/2003.
Foto Douglas Razaboni |
A estação de Marilândia do Sul, em 19/07/2003.
Foto Douglas Razaboni |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
02.08.2011
|
|