Desvio da Serraria Santa Rosa
São Carlos, SP


Outro desvio muito interessante de São Carlos, mas muito pouco (na verdade, quase nada) documentado é o da Serraria Santa Rosa. Ele saía da linha da CP a algumas centenas de metros depois da estação, rumo a Araraquara, e era um pouco mais longo que o da Giongo (esta ficava vizinha à estação, ao contrário da Serraria Santa Rosa, um pouco mais distante). Em 1976 o traçado do desvio da Santa Rosa até a linha da CP (então Fepasa) ainda estava livre e cheio de mato, mas os trilhos tinham sido totalmente removidos, ao contrário do que tinha ocorrido com o da Giongo. Em 2005 documentei o local onde passava esse desvio; ele havia sido ocupado por quintais, garagens e edículas de casas vizinhas. A Serraria Santa Rosa sem dúvida já não funcionava em 1976 - seu porte era bem maior (pelo que me lembro, ocupava um quarteirão inteiro) e seu fechamento foi sentido por toda a cidade. Além disso, o relevo acidentado de São Carlos permitia que seu prédio abandonado (e sua alta chaminé) fosse visto com facilidade em vários pontos da cidade. No final da década de 1970 uma grande rede de supermercados (Jaú Serve - será que ainda existe?) comprou o antigo prédio e construiu um supermercado lá. Até 2005 ele ainda existia, tanto que fiz compras lá. Aliás, em 1976 tentei explorar a pé a região onde o desvio da Santa Rosa se conectava à linha tronco da CP. Mas naquela época não era fácil transitar a pé ao longo dos trilhos. Lá estava eu no início de minha exploração e, de repente, ouvi vários apitos, e não eram de locomotiva - sim, eles eram dirigidos para mim; logo apareceu um guarda correndo da estação e me alertou para não continuar a andar pela via permanente. Já estávamos na decadência fepasiana, mas ainda havia alguma ordem..." (Antonio Gorni, 20/11/2010).


ACIMA: Foto aérea da estação - anos 1960 - com a posição das linhas e das serrarias Santa Rosa e Giongo (Marco Antonio Pau).