Trem dos Inconfidentes
Ouro Preto-Mariana
(Minas Gerais)

 

RFFSA (1986-1998?)

Bitola: métrica.

Acima, a estação de Ouro Preto, em 1987, de onde partia o Trem dos Inconfidentes, aliás, parado em frente à sua plataforma (Foto de autor desconhecido). Abaixo, Mariana, estação terminal do trem turístico (Foto Flavio Lage).


Veja também:

Ramal da Ponte Nova


Trem Ouro Preto-Mariana (2006)

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Indice

Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).
Trem turístico que correu num pequeno trecho de 17,5 quilômetros entre as estações de Ouro Preto e de Mariana, no ramal da Ponte Nova, a partir de maio de 1986. Em 1990, ainda existia. Parece ter parado na primeira metade dos anos 1990, mas há quem diga que o último trem rodou mesmo em 1998. Percurso: Ouro Preto a Mariana, passando por esse trecho do ramal da Ponte Nova.
Origem da linha:

Ouro Preto - Mariana - 1914

Na sua inauguração, com a presença do Governador Hélio Garcia, em 1986, o trem era a vapor, previsto para correr com 4 carros de madeira recuperados. Na primeira viagem, eram somente dois. Segundo se anunciou na data da inauguração, eram duas locmotivas separadas para andar no trecho: uma Baldwin 2-8-2 (número 1242) construída nos Estados Unidos em 1927 e uma Pacific 4-6-2 da Beyer-Peacock (número 326) construída na Inglaterra em 1928. Segundo as palavras de Flávio Cavalcanti (2005), o trem turístico ligando as estações de Ouro Preto a Mariana durou pouco tempo, tendo sido suspenso por "falta de segurança". Como ele mesmo pergunta, "Na linha? Risco de explosão de caldeira?" Afinal, o ramal da Ponte Nova, construído de Miguel Burnier (na linha do Centro da EFCB) a Ouro Preto em 1895 e tendo sido continuado até a cidade de Ponte Nova (onde encontrava a linha de Caratinga da Leopoldina), passando por Mariana, em 1914, todo ele em bitola métrica, estava praticamente desativado desde o final dos anos 1970, quando seus trens de passageiros regulares pararam, já sob o comando da RFFSA. O trem, inicialmente puxado por uma máquina a vapor, mais tarde passou a ser puxado por diesels U13-B, como se pode ver pelas fotos abaixo. O ramal, depois de anos comprometido, com inúmeros trechos de linha tendo sido roubados, foi recuperado pela FCA no trecho entre Ouro Preto e Mariana (o resto foi arrancado, mesmo) para a implementação de um novo trem turístico a partir de 05/05/2006. (Fontes: Revista Ferroviária; José Agenor; Henrique N. Castro; Flávio Cavalcanti)

Acima e abaixo, o Trem dos Inconfidentes, em janeiro de 1987, na estação de Ouro Preto (Foto José Carlos Reis Menezes)


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Acima, o trem passa pelo túnel da linha, em janeiro de 1987 (Foto José Carlos Reis Menezes).

Acima, uma U13-B o traciona, em 16 de março de 1990. Abaixo, idem, com o trem parado na estação de Passagem de Mariana, na mesma data (Fotos Flavio Lage).
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Abaixo, na mesma data, o trem sai do túnel da linha, em 1990. Há três túneis nesse percurso.
(Fotos Flavio Lage).