Trem das Águas São Lourenço-Soledade de Minas (Minas Gerais) |
ABPF
(2000-2007)
Bitola: métrica. ACIMA: a estação de São Lourenço, em 2000, de onde parte o Trem das Águas. ABAIXO: Soledade de Minas, estação terminal de onde ele retorna, geralmente de ré (Fotos Jorge A. Ferreira Jr.). Veja também: Linha Cruzeiro-Juréia Contato com o autor Indice Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor). |
Trem turístico que corre num pequeno trecho da antiga linha da Rede Mineira de Viação, Cruzeiro-Juréia, em fins de semana e feriados, com máquinas a vapor da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. | Percurso:
São Lourenço - Soledade de Minas, num percurso total de
10 km Origem da linha: Cruzeiro-Três Corações - 1884 |
A linha turística foi inaugurada
em 2000, utilizando locomotivas e carros de passageiros originários
de diversas ferrovias antigas de bitola métrica (Leopoldina,
Rede Mineira de Viação e outras) e que hoje pertencem
ao acervo da ABPF. Parte da estação de São Lourenço,
passando pela Parada Ramon, chegando até a estação
de Soledade de Minas, antigo entroncamento ferroviário, hoje
desaparecido, com a linha da E. F. Sapucaí que ligava a cidade,
por um lado, a Sapucaí, na Mogiana, e por outro, a Barra do
Piraí e Passa-Três, na Central do Brasil. O trecho de
linha utilizado hoje foi restaurado pela ABPF em 2000 depois de anos
sem tráfego. |
||