Trem das Águas
São Lourenço-Soledade de Minas
(Minas Gerais)

 

ABPF (2000-2007)

Bitola: métrica.


ACIMA: a estação de São Lourenço, em 2000, de onde parte o Trem das Águas. ABAIXO: Soledade de Minas, estação terminal de onde ele retorna, geralmente de ré (Fotos Jorge A. Ferreira Jr.).



Veja também:

Linha Cruzeiro-Juréia

Contato com o autor

Indice

Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).
Trem turístico que corre num pequeno trecho da antiga linha da Rede Mineira de Viação, Cruzeiro-Juréia, em fins de semana e feriados, com máquinas a vapor da ABPF - Associação Brasileira de Preservação Ferroviária. Percurso: São Lourenço - Soledade de Minas, num percurso total de 10 km

Origem da linha:

Cruzeiro-Três Corações - 1884

A linha turística foi inaugurada em 2000, utilizando locomotivas e carros de passageiros originários de diversas ferrovias antigas de bitola métrica (Leopoldina, Rede Mineira de Viação e outras) e que hoje pertencem ao acervo da ABPF. Parte da estação de São Lourenço, passando pela Parada Ramon, chegando até a estação de Soledade de Minas, antigo entroncamento ferroviário, hoje desaparecido, com a linha da E. F. Sapucaí que ligava a cidade, por um lado, a Sapucaí, na Mogiana, e por outro, a Barra do Piraí e Passa-Três, na Central do Brasil. O trecho de linha utilizado hoje foi restaurado pela ABPF em 2000 depois de anos sem tráfego.


ACIMA: a composição passa pela Parada Ramon, em 2000 (Foto Carlos Roberto
de Almeida). ABAIXO: o trem inicia a volta em Soledade, em 2000, de ré (Foto
Jorge A. Ferreira Jr.).



ACIMA: a composição chega a Soledade, em 2000 (Foto Jorge A. Ferreira Jr.).
ABAIXO: o trem
passa pela linha, em 2001 (Foto Ricardo Pinto de Almeida).