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A
primeira referência que encontrei como trem metropolitano no trecho
Maceió-Lourenço de Albuquerque foi no Guia Levi de outubro
de 1965, onde consta esse trem especificamente como "trem de subúrbio",
tipo "SS", com 5 horários diários. Anteriormente
somente se via trens de longa distância que seguiam pelo trecho
e seguiam para Recife ou pelo ramal de Quebrangulo, seguindo eventualmente
até Paquevira ou São José da Lage, dependendo da
época. Com a criação da CBTU, em 1984, passou a
ser operado por esta empresa.
O trem metropolitano em Lourenço de Albuquerque,
em 04/2005 (Foto Elias Vieira). |
Percurso:
Maceió - Lourenço de Albuquerque
Origem da linha:
Maceió - Lourenço de Albuquerque - 1884
Abaixo, esquema da linha do trem metropolitano, em
2000.
Note que ele acompanha em grande parte a lagoa do Mundaú (folheto
da CBTU, "Trem urbano de Maceió")
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2008:
o "Trem da Praia" - Estréia com sucesso O "Trem da Praia" que circulou
nesse domingo 20, foi um sucesso de usuários. Famílias inteiras residentes
nos municípios de Rio Largo, Satuba e mais 12 bairros da região, vieram
desfrutar as águas mornas das praias de Maceió. A iniciativa deixou
mais uma vez evidente a importância social do transporte ferroviário
em Maceió. O "Trem da Praia" teve essa primeira viagem documentada por
uma equipe de jornalismo da TV Gazeta, afiliada da Rede Globo, constatando
a satisfação dos usuários, e está programado para circular todos os
domingos e feriados (Site da Revista Ferroviária, 21/01/2008).
É uma variação do trem metropolitano de Maceió.
Sobreviverá?
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"O trem faz o percurso de 32 quilômetros
de Maceió a Lourenço de Albuquerque em uma hora. Corre
a uma velocidade média de 30 km/hora, passando por oito estações
e quatro paradas. Apenas uma locomotiva vem sendo usada, puxando cinco
carros, com
capacidade para 360 passageiros sentados. A passagem custa 32 centavos.
É uma salvação para quem mora em Satuba e Rio
Largo - cidades-dormitório, que ficam a 18 e 35 quilômetros
de Maceió, respectivamente. O trem corre pelo menos 10 vezes
por dia" (O Estado de S. Paulo, 27/07/1998). Em 1999, o site
do GEIPOT afirmava que "o transporte ferroviário urbano
de passageiros de Maceió é gerenciado pela Companhia
Brasileira de Trens Urbanos - CBTU.
Em 1999 transportou 4.500 passageiros
por dia.
O sistema de Maceió compreende uma única linha, entre
as estações de Maceió e Lourenço de Albuquerque,
com 32 km em bitola métrica não eletrificada, 12 estações
e 1 oficina. A linha corta a área urbana de Maceió,
de grande adensamento populacional, criando conflito de tráfego
nos cruzamentos com ruas e avenidas, sem as mínimas condições
de segurança. A faixa de domínio não tem proteção
ou isolamento. Foram concluídos e apresentados aos órgãos
locais, estudos e propostas de projeto integrado de transporte para
as regiões de Natal, João Pessoa e Maceió, com
recursos doados pelo governo do Japão e geridos pelo Banco
Mundial. Estes estudos de caráter
estratégico visam identificar alternativas, a nível
sistêmico e estrutural, para o transporte urbano de passageiros
desses locais. Em 1999 foram remodeladas duas estações,
recuperados três carros de passageiros e uma locomotiva. Prosseguem
as ações de recuperação dos carros de
passageiros, assim como as obras de vedação das estações.
O estado de Alagoas recebeu investimentos da União, em 1999,
no valor de R$ 600 mil para melhoramento do Sistema de Maceió".
Em junho
de 2010, uma grande enchente levou os trilhos em Rio Largo e os trens
passaram a fazer o percurso somente até Utinga. A linha foi
recuperada e os trens voltaram a chegar a Lourenço de Albuquerque.
Em 2014, já havia os novos VLTs circulando pela linha toda
em dois horários; o restante era feito com as diesel e os carros
que já existiam.
Em 2016, somente o VLT rodava nas linhas do subúrbio, exceto num horário
diário, feita pelo diesel às 10:00 da manhã para atender os pescadores
que levam baldes com caranguejos.
ACIMA (esquerda): O trem passa ao lado
do espelho d'água, sendo refletido por este (folheto
da CBTU, "Trem urbano de Maceió"). ACIMA (direita):
tabela das estações afixadas nos carros em 2016 (Foto
Pedro Resende). ABAIXO: A inda em Maceió, o trem tem de enfrentar
a Feira do Passarinho, que todos os dias expõe a mercadoria
sobre os trilhos e tira rapidamente quando o trem passa por ali (Fotos
Antonio Gorni, 01/2002).
Acima, à esquerda, ainda o trem na Feira
do Passarinho (Foto
Antonio Gorni, 01/2002). À
direita,
o trem metropolitano na estação de Fernão Velho
(folheto da CBTU,
"Trem urbano de Maceió").
ACIMA: (ESQUERDA) Horarios dos trens em maio de
2014 (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VE-LOS CLARAMENTE). (DIREITA) Carro
dos trens a diesel em maio de 2014 (autor desconhecido). ABAIXO: VLT
de Maceió em 2012 (Foto Elias Vieira).
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