Trens Metropolitanos de Fortaleza
(Ceará)

 

RVC/RFFSA/CBTU
(n/d-2005)

Bitola: métrica


Acima, fachada da estação de João Felipe, em 2003. Abaixo, plataforma de embarque da mesma estação (Fotos Antonio Gorni, 01/2004)


Acima, trem metropolitano parado em Caucaia, estação terminal do trem que corre pela antiga linha Norte, em 2001 (Foto Dirceu Baldo).

Veja também:

Índice

Contato com o autor

Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Os trens de subúrbio ligando João Felipe (nome da estação central de Fortaleza) a Vila das Flores (estação recente, logo após a velha estação de Maracanaú), plea antiga linha Sul, e a Caucaia (pela antiga linha Norte), existem pelo menos desde 1960 com esse nome e esse percurso. Depois de serem operados seguidamente pela Rede de Viação Cearense, pela RFFSA e pela CBTU, desde 2004 são operados por uma empresa do Estado, a Metrofor, que se propõe a revitalizar todas as velhas linhas e estações, com trechos de superfície, aéreos e aubterrâneos. Por enquanto circulam os velhos trens puxados por uma locomotiva diesel.

Percursos: Fortaleza - Caucaia (pela antiga linha Norte) e Fortaleza - Vila das Flores (pela antiga linha Sul).
Origem das linhas:

Fortaleza - Vila das Flores - 1873;
Fortaleza - Caucaia - 1917.

A estação (de João Felipe) está muito bonita, bem cuidada, porém o trem que sai dali é sucata pura. É uma locomotiva GE puxando carros de subúrbio enferrujados e pixados cujas portas nem funcionam. Os percursos são pequenos (pouco mais de 20 km); o trem atravessa muitas passagens de nível e, quem mora perto da linha tem que se acostumar com o intenso buzinaço diário das locomotivas que passam muito velozes (Rodrigo Cabredo, 01/2004).

Acima, o trem em Caucaia, estação terminal, em 2001 (Foto Dirceu Baldo). Abaixo, já em 2003, o trem em João Felipe (Foto Antonio Gorni).


Acima, o trem em João Felipe, em 2003 (Foto Antonio Gorni). Abaixo, o trem também em João Felipe, um ano depois, em 2004. Note as cores diferentes dos carros quando comparados com as fotos de 2001 (Foto Rodrigo Cabredo).


Acima e abaixo, o trem em João Felipe, em 2004 (Foto Rodrigo Cabredo).