Trens Metropolitanos de
Fortaleza (Ceará) |
RVC/RFFSA/CBTU
Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor). |
Os trens de subúrbio ligando João Felipe (nome da estação central de Fortaleza) a Vila das Flores (estação recente, logo após a velha estação de Maracanaú), plea antiga linha Sul, e a Caucaia (pela antiga linha Norte), existem pelo menos desde 1960 com esse nome e esse percurso. Depois de serem operados seguidamente pela Rede de Viação Cearense, pela RFFSA e pela CBTU, desde 2004 são operados por uma empresa do Estado, a Metrofor, que se propõe a revitalizar todas as velhas linhas e estações, com trechos de superfície, aéreos e aubterrâneos. Por enquanto circulam os velhos trens puxados por uma locomotiva diesel. |
Percursos:
Fortaleza - Caucaia (pela antiga linha Norte) e Fortaleza - Vila das
Flores (pela antiga linha Sul). |
A estação (de João Felipe) está
muito bonita, bem cuidada, porém o trem que sai dali é sucata pura.
É uma locomotiva GE puxando carros de subúrbio enferrujados e pixados
cujas portas nem funcionam. Os percursos são pequenos (pouco mais
de 20 km); o trem atravessa muitas passagens de nível e, quem mora
perto da linha tem que se acostumar com o intenso buzinaço diário
das locomotivas que passam muito velozes (Rodrigo Cabredo, 01/2004). |
||