RFFSA (1975-c.1984)
Bitola: métrica (1,00m).
Veja também:
Horários
dos trens
Contato
com o autor
Índice
Nota: As informações contidas nesta
página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente
por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época.
Portanto é possível que existam informações
contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas
vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia
em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente,
o mesmo acontecendo com horários, composições
e trajetos (o autor).
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Trem
de passageiros da Leopoldina que percorria o trecho entre a estação
de Niterói, na linha do Litoral da Leopoldina, e a estação
de Vitória, no Espírito Santo. Também havia trens
que faziam o percurso Rio de Janeiro-Vitória.
Dependendo da época, eram trens que iam até Campos,
RJ e depois outro para fazer Campos-Vitória. Ou trens que eram
trocados em Cachoeiro do Itapemirim, ES, entre Campos e Vitória.
Funcionou até cerca de 1984, quando foi suprimido.
Por volta de 1971, o trem entre Niterói e Campos/Vitória
foi suprimido. Quem queria sair de trem de Niterói tinha de
fazê-lo com o trem parador (subúrbios) Niterói-Visconde
de Itaboraí e dali seguir no trem para Vitória. Este
último trem funcionou até 2007 em precaríssimas
condições.
Em 1980, o trem passou a fazer apenas o percurso entre Rio de Janeiro
e Cachoeiro do Itapemirim, não seguindo mais até Vitória.
Para Vitória introduziram-se trens mistos entre 1980 e 1984
a partir de Cachoeiro do Itapemirim. Também introduziram-se
trens mistos entre Visconde de Itaboraí e Campos.
A linha ainda existe, abandonada em quase todo o trecho. No Espírito
Santo, desde 2010, um trem turístico da Serra Verde faz o percurso
entre as estações de Viana e Marechal Floriano em fins
de semana.
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Percurso:
Niterói - Vitória e Rio-Vitória.
Origem da linha: Junção de linhas de diversas empresas
do século XIX, como a Sul do Espírito Santo e a Campos-Macaé,
por exemplo, compradas pela Leopoldina no final do século XIX
e o início do século XX. Em 1910 já era tudo da
Leopoldina e se podia fazer o percurso de Niterói até
Campos numa mesma linha. O trecho entre o Rio de Janeiro e a estação
da Visconde do Itaboraí, RJ, onde havia a junção
com a linha do Litoral, era feita pela linha Rio-Petrópolis e
por um pequeno trecho construído em 1926 (que permitiu a ida
de trens entre a cidade do Rio de Janeiro e a de Vitória) que
unia as linhas de Petrópolis (em Saracuruna) e a do Litoral (em
Visconde do Itaboraí).
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ACIMA: Trem de passageiros entre Rio de Janeiro (ou Niterói)
e Vitória, puxado por uma das Garrat da Leopoldina, possivelmente
anos 1930, parado em algum ponto não indentificado no percurso
(Autor desconhecido).
ACIMA: Horário do trem de passageiros Rio-Vitória em
1960 (Guia Levi - dividido em Rio-Campos e Campos-Vitória).
Havia espera de 1h25 em Campos, pela manhã, no noturno. Notar
que são duas páginas
ACIMA: Horário do trem de passageiros Rio-Cachoeiro do Itapemirim
em 1984 (Guia Levi). Para Vitória, havia de se tomar trens
mistos nessa época.
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