Cia. Paulista
(1916-1971) /
Fepasa (1971-1977)
Bitola: larga (1,60 m)
Estação de Elihu Root, antiga Guabiroba. Por aqui
passaram e desembarcaram o diplomata americano Elihu Root, em 1906,
e o Príncipe Phillip da Inglaterra, em 1968. Hoje está
abandonada. A foto é de 07/09/2002. Depois disso, o telhado
da plataforma junto ao prédio e a placa com o nome caíram
(Foto Ralph M. Giesbrecht).
No lendário bar no centro da plataforma
triangular da estação de Cordeirópolis,
quem aguardava a baldeação para
Descalvado podia ter alguma refeição.
A foto é dos anos 1980 e já mostra a
deterioração. Em 1993 o bar, de
madeira, incendiou-se e virou cinzas
(Foto José Antonio Vignoli).
A já
abandonada estação de Descalvado, em 1991, terminal
da linha desde o seu início 110 anos antes, já não
podia seralcançada pelos trilhos, devido a um desbarrancamento
entreela e a estação de Butiá (Foto Rodrigo
Cabredo).
Horário
dos trens do ramal de
Descalvado, em 1948. (Guia Levi, julho de 1948)
Veja também:
Estação
de Pirassununga
Contato
com o autor
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Nota:
As informações contidas nesta página foram
coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas
e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto
é possível que existam informações contraditórias
e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende
da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos
de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo
acontecendo com horários, composições e trajetos
(o autor).
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Trem
de passageiros da Cia. Paulista que começou a circular em junho
de 1916, quando a linha-tronco de bitola larga da Paulista mudou de
Jundiaí-Descalvado para Jundiaí-São Carlos, esta,
depois, prolongada. O trecho Cordeiro-
Descalvado passou a ser um ramal. Em fevereiro de 1977, os trens de
passageiros, já na verdade trens mistos desde o início
dos anos 1970, foram desativados, depois de rodarem por sete meses
apenas entre Cordeirópolis e Pirassununga.Cargueiros foram
mingüando. Em 1988, a inauguração da nova pintura
da Fepasa levou um trem de passageiros em viagem única até
a estação de Araras. Foi este o último trem de
passageiros que adentrou o ramal.
Percurso:
Cordeirópolis - Descalvado, no extinto ramal de Descalvado
Origem da linha: Cordeirópolis-Leme - 1877
Leme-Pirassununga - 1878
Pirassununga-Porto Ferreira - 1880
Porto Ferreira-Descalvado - 1881
Depois de 1916, tendo se tornado apenas um ramal, o trecho passou
a ter trens próprios, geralmente sem carro-restaurante, daí
o nome de "ramal da fome", onde a última refeição
era feita no botequim de Cordeiro (a partir de 1944, Cordeirópolis).
Com a linha abandonada a partir de 1990, seus trilhos foram retirados
em pedaços, entre os anos de 1996 e 2003.
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Acima,
o trem PR-8 do ramal de Descalvado, em 1917 (Foto Filemon Peres).
Abaixo, o carro das normalistas que seguia todos os dias para a Escola
Normal
de Pirassununga, parado durante uma enchente em 1929, em Porto Ferreira
(Acervo Austen da Silva Oliveira).
Acima,
trem transportando o político Fernando Costa chega à
estação de Leme,
em 1944/45. Notar os carros da São Paulo Railway (SPR) e não
da Paulista
(Acervo Nestle). Abaixo, em 1965, trem de passageiros parado defronte
à
estação de Loreto, sentido Descalvado, ainda nessa época
com carros de
madeira com o inesquecível emblema da CP (Foto: Plinio da Silva
Telles).
O trem de passageiros do ramal era importante para as
cidades da linha - Araras, Leme, Pirassununga, Porto Ferreira e Descalvado
- até a entrega do trecho da via Anhanguera nessa região,
em 1958. A partir daí, embora exatamente a época em
que os trens a vapor no ramal foram trocadospara tração
diesel - geralmente locomotivas U9-C - ficou muito mais rápida
a viagem por ônibus, e a linha foi perdendo passageiros. Nos
anos 1970, quando os trens passaram a ser mistos, havia semanas em
que o número de passageiros transportados chegava a apenas
um por dia. Em 1977, quando o trem foi finalmente suprimido, havia
semanas em que ele mal comportava meia dúzia de
O último trem de passageiros que foi até Descalvado,
puxado por uma U-9B da
Fepasa, comum nesse ramal, parado na estação da cidade
em 31/07/1976 (Foto
autor desconhecido)
pessoas por dia. Esse trem era conhecido também como o
"trem da fome" ou "ramal da fome", porque o carro-
restaurante era retirado da composição que vinha de
São Paulo, em Cordeirópolis. Nesta, uma locomotiva diesel
substituía a elétrica que vinha de São Paulo
puxando os
carros que se dirigiam a Araraquara e Barretos dos que se
dirigiam a Descalvado e a Santa Veridiana. Havia muita
utilização dos trens por estudantes, pois a Escola Normal
de
Pirassununga atendia a todas as cidades da região e era
considerada uma das melhores do Estado. Pelo menos três
gerações de estudantes se utilizaram dos trens do ramal.
Após 1977, com pouco tráfego de cargueiros no ramal,
ele foi utlizado algumas vezes pelos trens de unidades
móveis do SENAI, que ficavam estacionados por algum
tempo
Trem
unidade móvel do SENAI, em Porto Ferreira, anos 1980. (Foto:
José
Antonio Vignoli)
à
frente das estações. Apenas uma vez apareceu de novo
o
trem de passageiros no ramal: em 1988, puxado por uma
LEW, um trem de passageiros com a pintura "Ave-Maria"
percorreu parte da linha, tendo sido essa provavelmente a
última composição de passageiros que passou pelo
ramal.
Composição
"Ave-Maria" puxado por uma LEW, parada na estação
de Araras,
sentido Pirassununga, em 1988. (Acervo José Henrique Bellorio)
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Acima,
a linha segue de Araras para Remanso, logo de pois de cruzar a rodovia
Anhangüera nesse sentido, em 1999 (Foto Ralph M. Giesbrecht). ABAIXO:
Em anúncio publicado em 20 de julho de 1958 (Folha da Manhã),
via-se claramente a decadência do ramal de Descalvado: substituição
de trens de passageiros por trens mistos.
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