O Ouro Verde (São Paulo) |
Fepasa (1990-1998)
Indice |
Trem de passageiros operado pela FEPASA a partir de 1990 até a extinção desse trem em 1998. Corria desde São Paulo até Presidente Epitácio e parava em poucas estações. | |
Na década de 1990 a FEPASA operou alguns
trens com a denominação de "Expressos". O objetivo era encurtar o
tempo de viagem. Não deu certo e o final é o que conhecemos: a supressão
total dos trens de passageiros de longo percurso da empresa em 2001.
Não deu certo devido à decadência do transporte a ponto
de não mais inspirar confiança nos passageiros, a dura concorrência
com as rodovias, gente trabalhando nos bastidores contra a ferrovia
e, no caso específico dos "expressos", o sistema adotado, que
espantou de vez os potenciais passageiros: pagamento integral das
passagens, cota por estação mesmo que houvesse lugares disponíveis,
poucas paradas e, principalmente, o tempo de percurso ainda continuava
alto, apesar de tudo isto. Lembro de que um empregado comentou nessa
viagem que se a diretoria quisesse, poderia encurtar o tempo de viagem
total em pelo menos 3 a 4 horas. Mas a ordem era seguir do jeito programado.
Em Boituva, por exemplo, o Expresso não parava. Com a rodoviária na
porta, será que foi isso? O trem ia até Sorocaba com poucos passageiros,
de lá em diante tinha muitos e muitos passageiros, na volta o mesmo
quase todos desembarcavam em Sorocaba; chegávamos na Barra Funda com
poucos passageiros. Uma vez chegamos em São Paulo com apenas 2. Nas
vezes em que viajei no expresso, a quantidade de passageiros no trecho
todo foi ínfima. Numa das vezes, em Mairinque, vários passageiros
queriam embarcar, mas a cota da estação já estava vendida. E o trem
estava praticamente vazio. O chefe do trem usou o bom senso e mandou
que todos embarcassem. No dia da foto acima, não havia mais do que
50 passageiros entre a Barra Funda e Prudente. Triste, não? (dados
fornecidos por Carlos Roberto de Almeida e Edu Silva em 2015). |
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