TUEs da Toshiba e Trem Rio Claro
(Linhas da ex-Sorocabana)
(São Paulo)

 

Sorocabana/Fepasa (1957-1998)

Bitola: métrica.


Acima, a estação de Mairinque, em 2002, onde o "Rio Claro" seguiu até agosto de 1998 (Foto Ricardo Koracsony).

Acima, em 2004, a plataforma da estação de Mairinque, com as "corcovas" onde se esperava pelos Toshiba, até 1998 (Foto Ralph M. Giesbrecht).
Acima, na propaganda da reforma dos Rio Claro (1985-1986), a foto do seu interior na época (Acervo Ricardo Koracsony). Abaixo, o TUE em Mairinque em 1993 (Foto Jorge Ciawlowski).

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Os trens-unidade elétricos (TUEs) da Toshiba trafegaram pelas linhas da Sorocabana, especialmente pela sua linha-tronco, chegando até Ourinhos e pelo ramal de Itararé até Itapetininga, a partir de 1957. Também andaram na Maiinque-Santos no curto período em que esta linha foi eletrificada. Mais tarde, com a reformulação das linhas de subúrbio da Fepasa, em 1985/87, eles foram reformados e, com pintura nova (basicamente branca), passaram a correr no trecho entre Itapevi e Mairinque, fazendo realmente trens de suburbio e recebendo o nome de "Trem Rio Claro", por terem sido reformados nas oficinas dessa cidade. Logo depois, passaram partir de Amador Bueno, três estações à frente de Itapevi, fazendo com que o passageiro que viesse de Mairinque para Osasco ou São Paulo fosse obrigado a fazer duas baldeações, uma em Amador, outra em Itapevi, o que "matou" o trem. Ele circulou até agosto de 1998, quando foi desativado. Hoje, os TUEs Toshiba ainda rodam no curto trecho entre Itapevi e Amador Bueno, com a CPTM.

Percurso: Diversos. Partindo de São Paulo, dependendo da época ou da ocasião, chegaram até Botucatu, ou Ourinhos, ou Bernardino de Campos, ou mesmo até Itapetininga, entrando pelo ramal de Itararé. A partir de 1985/7, passaram a correr a partir de Amador Bueno, até Mairinque, enquanto outro Toshiba fazia o trecho Itapevi-Amador. Atualmente, fazem apenas este último trecho.
Origem da linha:
1928, entre São Paulo e Iperó. (retificação e duplicação da linha original de 1875).
Iperó-Conchas: 1883-85.
Conchas-Botucatu: 1952 (retificação da linha).
Botucatu-Rubião Júnior: 1889
Rubião Júnior-Avaré: 1953/60
Avaré-Assis: 1896/1914, com algumas retificações menores nos anos 1950 e 1960.

Os TUEs japoneses marca Toshiba chegaram em de 1957/1958 para a Sorocabana. Rodavam nos trens de subúrbio e também nas linhas de longo percurso. Era mais comum irem até Botucatu pela linha-tronco, mas há relatos de trens seguindo até Bernardino de Campos - isto, antes da EFS comprar os Mafersa série 800 (lá por 1963) e sempre nos finais de semana, como trens de luxo - e até Ourinhos - segundo Ivo Arias, nos feriados prolongados, iam até Ourinhos, pois tinham banheiros e não havia problemas. em algumas ocasiões, iam até Itapetininga, entrando pelo ramal de Itararé.

TUE Toshiba sobre a ponte da Usina Indiana, na Serra de Botucatu, em 1960 (Acervo José David de Castro).
Nos anos 80 a Fepasa planejava reformar todas as unidades desses trens, coisa que de fato começou a ser feita com os Rio Claro. Começou-se, entretanto, a questionar onde iriam rodar tantos TUEs reformados e modernizados, visto que as duas linhas de subúrbio da Fepasa já estavam bem servidas de unidades - havia 100 TUEs do MTE da série 5000 e 20 TUEs do Sorefame da série 5500 - o que fez com que vários fossem abandonados

TUEs Toshiba sobre um viaduto na Mairinque-Santos, na época da eletrificação dessa linha, no final dos anos 1960 e início dos 1970 (Foro Coaraci Camargo).
mesmo a caminho da reforma. O trem "Rio Claro" foi concebido em 1985, quando boa parte da frota dos Toshiba já estava desativada. Algumas unidades foram reformadas nas oficinas de Rio Claro e passaram a ter esse nome, embora em Sorocaba também tenham sido reformados alguns. A formação deles era a seguinte: CR+CM+CR (CR = Carro reboque com cabine de comando CM = Carro Motor). Podiam circular com até 9 carros/3 TUEs acoplados. No início, ele fazia o trecho Itapevi-Mayrink. Nos últimos tempos de circulação, passou a fazer o trecho Amador Bueno-Mayrink apenas, até

Trem Rio Claro na estação de Gabriel Piza, sentido São Paulo, em 1992. Note as "corcovas" onde os passageiros aguardavam o embarque, existentes por causa da altura das portas da composição (Foto Carlos Roberto de Almeida).
sua extinção, em 1998. Nesse breve período, o passageiro que viesse do trecho além de Amador Bueno e se dirigisse para qualquer estação depois de Itapevi teria que fazer duas baldeações. Isso abriu caminho para os passageiros deixarem o trem e passarem a utilizar o "Nossa Senhora da Ponte", aquela linha de ônibus terrível que existiu. Hoje a situação melhorou bastante, mas foi um período crítico: sem trem e com uma linha de ônibus ruim. Se viajar num trem cheio já é bastante incômodo, imagine num ônibus. Por um bom tempo, os trens circularam sem maiores sinais de vandalismo. Somente nos últimos anos é que a coisa se deteriorou até culminar com a suspensão do serviço. Eram apenas três ou quatro horários por dia com uma composição de apenas três carros. Para uma linha que no auge chegou a ter oito horários por dia, fora os trens de longo percurso, e que circulava com trens de até 9 carros lotados em determinados horários, foi uma decadência e tanto. Mas também, quem se aventuraria a sair de Mayrink e fazer duas baldeações para chegar em São Paulo, quando tudo era feito numa tacada só, de ônibus, ainda que cheio de semáforos, lombadas e congestionamentos? Só mesmo em último caso...

Trem Rio Claro chegando (ou saindo) da estação de Mairinque, sentido São Paulo, em foto sem data (Foto Coaraci Camargo).
Já no tempo em que passaram a ser operados pela CPTM, esta operava 4 horários diários em cada sentido. Em 1994, por exemplo, o primeiro "Rio Claro" do dia saía todos os dias às 5h15 de Mairinque. Acabaram em agosto de 1998.
Depois disso, passaram a rodar apenas na linha Jurubatuba-Varginha (ramal de Jurubatuba), até 2001, e na Itapevi-Amador Bueno, até hoje, mas já com outras pinturas. Os que não foram reformados ou mesmo os Rio Claro em excesso foram abandonados em Iperó e em Engenheiro Acrísio. Alguns foram cortados em Presidente Altino. Alguns deles rodaram no TIM de Santos-Samaritá, puxados por uma RSD-8, pois a linha não era eletrificada.

Até propaganda dos Rio Claro se fez na época da remodelação - 1986 (Acervo Ricardo Koracsony).
A CPTM dispõe ainda de 5 TUEs dos 30 originais da Sorocabana, onde 3 são usados diariamente entre Itapevi e Amador Bueno e 2 ficam de reserva.
(Fontes: Carlos Roberto de Almeida, Ricardo Koracsony, Coaraci Camargo e Lourenço Paz)