Trem do Ramal de Piraju
(São Paulo)

 

E. F. Sorocabana
(1906-1966)

Bitola: métrica



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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

O trem do ramal de Piraju saía da estação de Manduri e seguia até a estação de Piraju, num percurso de 26 quilômetros. A partir da estação, relativamente longe da cidade, em sua parte alta, os passageiros podiam tomar uma linha de bondes, que funcionou de 1915 aos anos 1930, para chegar ao centro da cidade, que ficava mais abaixo e após se cruzar a ponte sobre o rio Paranapanema.

Percurso: Manduri-Piraju
Origem da linha:
Linha original construída pela E. F. Sorocabana. Funcionou de 1906 até 1966, portanto, por cinquenta anos.

E

Curiosidade dos velhos tempos: um "desordeiro" tenta matar o delegado no trem para Piraju (O Estado de S. Paulo, 21/5/1915).