Variante de Poá
(linha F do trem metropolitano) (São Paulo) |
Central do
Brasil (1934-87) Contato
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Trem de subúrbios (hoje, metropolitanos) operado desde a abertura da variante em 1934, entre as estações de Engenheiro Gualberto (antiga 5ª parada) e Calmon Vianna. O percurso atual é operado pela CPTM (com o nome de linha F) desde 1994, com um trem saindo da estação do Braz e chegando até Calmon Vianna. Na primeira, pode-se baldear com o metrô e com a linha Luz-Mogi das Cruzes. Na última, com a linha Guaianazes-Estudantes. Há previsão de o trem seguir até Suzano. | Percurso:
(variante de Poá) Braz-Calmon Vianna Origem das linhas: Braz-Engenheiro Gualberto, 1875 (linha métrica, E. F. do Norte) e 1908 (bitola larga, Central do Brasil). Engenheiro Gualberto-Calmon Vianna, 1934 (Central do Brasil). Ainda hoje trafegam também trens cargueiros da MRS por estas linhas. |
Esta é considerada a pior linha
da CPTM hoje (2006) em tráfego. Está sendo reformada,
com a adição de mais 4 estações (Penha,
USP Leste, Jardim Helena e Jardim Romano), justamente para atender
o aumento de demanda por causa da abertura do câmpus da USP
junto a ela, entre as estações de Engenheiro Goulart
e Comendador Ermelino. As composições atualmente trafegam
nos horários de menor movimento com 6 carros e nos de maior,
com 12 carros. Pelo menos agora os trens trafegam com as portas fechadas.
Na última vez que andei nele, em setembro de 2000, era complicado.
Muitos carros nem fechavam a porta, e isto num domingo, dia de pouco
movimento. Rodam na linha carros FNV Cobrasma série 4400, ano
de fabricação 1965; Budds Mafersa série 1600, ano de fabricação
1978; e ACEC de Portugal (ou Sorefame, vulgo Eletro Carro) série
5500, ano de fabricação 1979. (Fontes: Ralph M. Giesbrecht; site da
CPTM) |