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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Pouco Ponto
Eng. Oscar Taylor
Buranhem
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Linha do Sul - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Centro-Oeste da Bahia (1907-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996)
ENGENHEIRO OSCAR TAYLOR
(antiga PONTO DO BONFIM)
Município de
Linha Sul - km 62,502 (1960)   BA-3877
  Inauguração: 1907
Uso atual: desconhecido   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Ponto do Bonfim foi inaugurada em 1907 pela E. F. Centro-Oeste. Em 1941 já tinha o nome de Engenheiro Oscar Taylor. Sem mais informações.

ACIMA: Mapa original das estradas de ferro na Bahia em 1900 mostrando 4 ferrovias distintas e separadas entre si (em preto). Uma delas jamais foi juntada às outras (a E. F. Nazaré, ao sul no mapa). Em vermelho, como ficou (aproximadamente, pois houve retificações e também o aparecimento nessa época da E. F. Centro-Oeste da Bahia, que também entrou na junção) após os anos 1940. A estação de Engenheiro Oscar Taylor estava na E. F. Centro-Oeste da Bahia, que não aparece no mapa, entre Santo Amaro e Mapele, sendo que esta ferrovia saía de Agua Comprida, hoje Simões Filho (Mapa original extraído do Almanaque Brasileiro Garnier, de 1907).
(Fontes: Almanaque Brasileiro Garnier, 1906; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     
Atualização: 02.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.