|
|
Cia.
Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (n/d-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CATANA
Município
de |
Linha Centro
- km 197,186 (1960) |
|
BA-4055 |
|
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de
São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco,
em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro,
que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo.
Em bitola métrica, seus trens partiam da estação
de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60),
a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a
bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão
dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux
du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB,
estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma
das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB.
Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do
Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da
Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros
até hoje. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Catana não tem data de inauguração
ACIMA: No povoado de Catana, ao lado da linha, a
casa ao centro da foto teria sido um armazém da ferrovia (Foto
de autor desconhecido, julho de 2008).
conhecida para mim. A estação já
foi demolida. Segundo se conta no local, ainda existe ali um antigo
armazém da ferrovia, bastante desacaracterizado. (Fontes:
Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Estradas de Ferro
do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Antonio Estrela,
2007; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
01.08.2008
|
|