A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Água Fria
Catana
Lamarão
...

Linha tronco e Centro (1940)
 
 
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (n/d-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CATANA
Município de
Linha Centro - km 197,186 (1960)   BA-4055
  Inauguração: n/d
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolido)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Catana não tem data de inauguração

ACIMA: No povoado de Catana, ao lado da linha, a casa ao centro da foto teria sido um armazém da ferrovia (Foto de autor desconhecido, julho de 2008).
conhecida para mim. A estação já foi demolida. Segundo se conta no local, ainda existe ali um antigo armazém da ferrovia, bastante desacaracterizado. (Fontes: Guias Levi, edições de 1932 a 1984; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano R. Pessoa Jr., 1886; Antonio Estrela, 2007; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     
   
     
Atualização: 01.08.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.