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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Massaroca
Juremal
Carnaíba
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Linha tronco e Centro (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. do São Francisco (1896-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
JUREMAL (antiga JUREMA)
Município de Juazeiro, BA
Linha Centro - km 531,273 (1960)   BA-3942
    Inauguração: 24.02.1896
Uso atual: Correios   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha que ligou efetivamente a estação de São Francisco, em Alagoinhas, ao rio São Francisco, em Juazeiro, foi aberta entre 1880 e 1896 pelo Governo brasileiro, que deu a concessão a, segundo algumas fontes, Miguel Argolo. Em bitola métrica, seus trens partiam da estação de São Francisco, onde chegava uma linha em bitola larga (1m60), a E. F. Bahia ao São Francisco. Em 1911, essa linha teve a bitola reduzida e as duas linhas foram unidas sob a concessão dos franceses da Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien. Em 1935, tudo virou parte da VFFLB, estatal, e a linha passou a se chamar Linha Centro. Em 1957, foi uma das formadoras da RFFSA. Em 1975, deixou de existir o nome VFFLB. Ainda circulavam trens de passageiros entre Alagoinhas e Senhor do Bonfim até 1989. Em 1996, passou a ser concessão da Ferrovia Centro-Atlântica. Tem tráfego de cargueiros até hoje.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Jurema foi inaugurada em 1896. Mais tarde teve o nome alterado para Juremal. Em 2005, a Câmara de Juazeiro fez uma indicação para a reforma da "Estação da Leste" em Juremal: sinal de que a estação ainda estaria de pé nessa data. Em 2006, o pedido de "Poda das árvores da Praça da Estação no Distrito de Juremal". Curioso. Mais de 30 anos depois de a V. F. F. do Leste Brasileiro ter desaparecido e quase o mesmo período depois que a estação ter sido fechada, a população ainda chama o prédio de "estação da Leste". Muito bonito. A estação de Juremal está hoje muito bem preservada graças a estar sendo utilizada como sede dos Correios da cidade. Possui uma bela praça ao lado e é a primeira que conheço em que a caixa de água para abastecimento das locomotivas atendia até duas ao mesmo tempo, por possuir um sistema subterrâneo de abastecimento, ao invés de ser o comum direto da caixa d'água.
(Fontes: Sydney Corrêa; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume XX, 1960; Indicações da Câmara Municipal de Juazeiro, 2005-06; Guia Geral das Estradas de Ferro, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

A estação em 2010. Foto Sydney Corrêa

A estação em 2010. Foto Sydney Corrêa

A estação em 2010. Foto Sydney Corrêa
   
     
     
Atualização: 04.12.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.