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Campos
Cajamar
Rocha
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EFPP-Nilson Rodrigues
Pátio de Cajamar - 1958 (Nilson Rodrigues)
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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E. F. Perus-Pirapora
(1925-1983) |
CAJAMAR
(antiga ÁGUA FRIA)
Município de Cajamar, SP |
E. F. Perus-Pirapora - km |
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SP-0733 |
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Inauguração: 1925 |
Uso atual: abandonada |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1958 |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Perus-Pirapora
iniciou as operações em 1914 para transportar cal do
bairro do Gato Preto para a estação de Perus, na São
Paulo Railway, com bitola de 60 cm. Ela deveria também transportar
os romeiros para Pirapora do Bom Jesus, mas os trilhos nunca chegaram
até lá. O trecho inicial sofreu várias modificações,
com a construção de dois ramais, um curto, para Entroncamento
e outro, mais longo, para Cajamar, este para o transporte de calcáreo.
Sempre usando trens mistos, o transporte de passageiros funcionou
de 1914 a 1972, quando foi desativado. Em 1951, a ferrovia foi comprada
pela família Abdalla, que a operou até 1974, quando
a União ficou com a estrada. Em 1981, os Abdalla recuperaram
a ferrovia e a fecharam definitivamente em janeiro de 1983. A ferrovia
foi tombada pelo Condephaat em 1984 e está abandonada, junto
com todo o seu material rodante, até hoje, agosto de 2009. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Cajamar foi em 1925, quando foi fundada a Brazilian Portland
Cement Co., fábrica de cimento mais tarde chamada genericamente
de "Portland-Perus". Não era propriamente uma estação,
visto que era a linha desde o
ACIMA: Mapa do pátio em 1933 assinalando
as modificações que seriam feitas em 1958 (CLIQUE SOBRE
ELE PARA VÊ-LO INTEIRO) (Nilson Rodrigues).
Entroncamento até ali era considerada um desvio
industrial, com transporte de passageiros, teoricamente, apenas para
funcionários da empresa. Esta fábrica usava como matéria-prima
o calcário de Água Fria, na época um distrito
do município de Santana de Parnaíba que tinha
esse minério. Para transportá-lo abriu-se na época
um ramal que saía entre as estações de Campos
e de Rocha. A fábrica, a partir de 1951, passou a ser
propriedade da família Abdalla. O trem de passageiros
ia até Cajamar, nome que passou a ser utilizado nos
anos 1940, para o distrito e para o pátio.
ACIMA: O pátio da pedreira de Cajamar, em
1945 (Mapa oficial da Prefeitura de Santana de Parnaíba, a
quem pertencia Cajamar nessa época (Acervo Prefeitura Municipal
de Santana de Parnaíba). ABAIXO: Foto de satélite do
pátio de Cajamar e da pedreira em 2010, mostrando os leitos
das linhas original e atual (abandonada) (Google Maps - diagramação
Nilson Rodrigues).
ABAIXO: Saída do pátio de Cajamar, com 4 desvios (o
da esquerda está coberto pelo mato e o da direita está
com vagões de minério estacionados ali desde 1983, quando
a ferrovia parou). Para a frente, entrando no matagal, a linha que
segue para Gato Preto e Perus. No dia da foto os trilhos estavam sendo
retirados (Foto Vagner Paulo da Costa, 8/8/2009).
O
pátio ferroviário foi totalmente modificado, tendo inclusive
seu local alterado, em 1958 (ver o mapa que está mais acima).
Em 1959, Cajamar tornou-se município. O pátio,
a mineração e a estação ficam na entrada
da cidade, de quem vem pela estrada de rodagem que liga o km 34 da
via Anhanguera à cidade. O pátio foi desativado
com a ferrovia, em janeiro de 1983, e literalmente abandonado desde
então. Onde era o ponto de descida de passageiros, eu não
consegui identificar. "Cajamar teve dois pontos de embarque
de passageiros, se bem que em nenhum dos locais jamais houve estação.
O local original de embarque, enquanto operou o sistema de passageiros,
era atrás dos escritórios da CBCPP, junto à 'pedreira 3'. Há
uma foto que mostra uma composição de passageiros estacionada nesse
local, onde também embarquei e desembarquei diversas vezes. Depois
que o trem de passageiros foi suprimido e as pessoas usavam o carro-cauda,
o embarque passou a ser no pátio de formação de composições, perto
da rodovia Cajamar-Anhanguera" (Nilson Rodrigues, 11/2002).
Hoje, em Cajamar, os trilhos estão em grande parte cobertos
de terra ou retorcidos e enferrujados, enquanto as locomotivas, carros
e vagões estão expostos ao tempo e parcialmente irrecuperáveis.
O pátio de Cajamar é um museu e um cemitério
ao mesmo tempo. Mas "não se preocupem" - tudo está
tombado pelo Condephaat. CLIQUE
AQUI PARA VISUALIZAR A ESTAÇÃO VISTA DO SATELITE
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Nilson
Rodrigues; Rodrigo Cabredo; Julio Moraes; Vagner Paulo da Costa; Nelson
Camargo; D. Trevor Rowe; Fábio Dardes; CEMIC - Prefeitura Municipal
de Santana de Parnaíba; Mapas - acervo Nilson Rodrigues) |
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Neste local, sem plataforma nem cobertura, tendo ao fundo a
pedreira, até 1972, parava o trem da EFPP em Cajamar.
Foto D. Trevor Rowe, cedida por Nilson Rodrigues |
Ao fundo, à direita, o prédio das oficinas e da administração,
de onde originalmente saÍam as composições de passageiros
de Cajamar. A edificação de dois pisos no centro da foto, era
a cabina de controle de tráfego. Foto de 1972, de Fábio
Dardes, cedida por Nilson Rodrigues |
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Atualização:
16.01.2011
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