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VXY Mogiana em MG
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Itaquera-nova
Dom Bosco
José Bonifácio
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2010
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CPTM (2000-2010)
DOM BOSCO
Município de São Paulo, SP
Variante da CPTM   SP-0103
    Inauguração: 27.05.2000
Uso atual: estação de trens metropolitanos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 2000
 
HISTORICO DA LINHA: A variante construída pela CPTM e que sai do antigo ramal de São Paulo da Central do Brasil, entre as estações de Artur Alvim e Itaquera-velha, e se encontra com a linha novamente junto à estação de Guaianazes-velha, foi aberta em 28/05/2000. Com a construção desta linha, foram desativadas as estações de Itaquera, XV de Novembro e Guaianazes e abertas quatro estações novas.
 
A ESTAÇÃO: Dom Bosco é uma estação aberta em 2000, juntamente com a variante construída pela CPTM e aberta na mesma data. Seu nome durante a construção era Jacu-Pêssego: a Estrada do Pêssego era o nome da estradinha que ia de Itaquera a São Mateus e tinha muitos sítios de japoneses que produziam esta fruta. O Jacu era o nome do córrego sobre a qual a estação foi construida; hoje, o córrego está no canteiro central da avenida Nova Trabalhadores. A estação foi construída pela Cia. do Metrô de São Paulo, no molde das suas estações atuais, mas para ser operada pela CPTM, na variante pela qual passa o seu trem expresso e exatamente sobre a avenida, de forma transversal a ela. Alguns dizem que a estação tem a forma de uma cruz por causa dos padres que acabaram sugerindo o nome da estação como Dom Bosco. Porém, "eu vivenciei este processo todo, pois lá trabalhei na implantação e na construção. Quanto aos padres, existia uma ligação entre eles e Dona Lila Covas, daí a força deles. Quanto à construção em cruz, é pura balela, pois o projeto da estação há muito já estava pronto, aliás, a estação já estava quase pronta, quando os padres resolveram pedir à Dona Lila a mudança do nome. O projeto é do tempo do Quércia, portanto muito anterior ao Covas" (relato anônimo). A estação está colocada entre dois túneis: boa parte da variante passa por túneis, era a única forma de se mudar a linha antiga numa região já densamente povoada nos anos 1990.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2000; Ricardo Koracsony; Governo do Estado de São Paulo: Relatório, 2000)
     

A estação, um ano antes (1999) de sua abertura, ainda inacabada. Foto do relatório do Governo do Estado de São Paulo, 2000

A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony

A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony
 
     
Atualização: 21.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.