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CPTM (2000-2010) |
DOM
BOSCO
Município de São Paulo, SP |
Variante da CPTM |
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SP-0103 |
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Inauguração: 27.05.2000 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2000 |
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HISTORICO DA LINHA: A variante
construída pela CPTM e que sai do antigo ramal de São Paulo da Central
do Brasil, entre as estações de Artur Alvim e Itaquera-velha, e se
encontra com a linha novamente junto à estação de Guaianazes-velha,
foi aberta em 28/05/2000. Com a construção desta linha, foram desativadas
as estações de Itaquera, XV de Novembro e Guaianazes e abertas quatro
estações novas. |
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A ESTAÇÃO: Dom Bosco
é uma estação aberta em 2000, juntamente com a variante construída
pela CPTM e aberta na mesma data. Seu nome durante a construção
era Jacu-Pêssego: a Estrada do Pêssego era o nome
da estradinha que ia de Itaquera a São Mateus e tinha
muitos sítios de japoneses que produziam esta fruta. O Jacu
era o nome do córrego sobre a qual a estação
foi construida; hoje, o córrego está no canteiro central
da avenida Nova Trabalhadores. A estação foi
construída pela Cia. do Metrô de São Paulo, no molde
das suas estações atuais, mas para ser operada pela CPTM, na variante
pela qual passa o seu trem expresso e exatamente sobre a avenida,
de forma transversal a ela. Alguns dizem que a estação
tem a forma de uma cruz por causa dos padres que acabaram sugerindo
o nome da estação como Dom Bosco. Porém,
"eu vivenciei este processo todo, pois lá trabalhei na implantação
e na construção. Quanto aos padres, existia uma ligação entre eles
e Dona Lila Covas, daí a força deles. Quanto à construção em cruz,
é pura balela, pois o projeto da estação há muito já estava pronto,
aliás, a estação já estava quase pronta, quando os padres resolveram
pedir à Dona Lila a mudança do nome. O projeto é do tempo do Quércia,
portanto muito anterior ao Covas" (relato anônimo).
A estação está colocada entre dois túneis:
boa parte da variante passa por túneis, era a única
forma de se mudar a linha antiga numa região já densamente
povoada nos anos 1990.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2000;
Ricardo Koracsony; Governo do Estado de São Paulo: Relatório,
2000) |
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A estação, um ano antes (1999) de sua abertura,
ainda inacabada. Foto do relatório do Governo do Estado
de São Paulo, 2000 |
A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação em 10/2002. Foto Ricardo Koracsony |
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Atualização:
21.07.2010
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