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Ferroban (2002-2006) |
ENGENHEIRO
GLADSON
Município de São Vicente, SP |
Ramal de Perequê - km 115 |
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SP-3545 |
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Inauguração: 2002 |
Uso atual: pátio de cruzamentos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: não existe |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal de
Perequê, em bitola mista, foi aberto em maio de 1978, para ligar
a estação de Paraitinga, na Mairinque-Santos da antiga
Sorocabana, à estação de Piassaguera, na antiga
Santos-Jundiaí. Na verdade, o ramal é hoje a continuação
do "corredor de exportação" que vinha desde
Araguari, por um lado, e hoje desde Mato Grosso, pela Ferronorte.
Os cargueiros descem a serra vindos de Mairinque, em Paraitinga entram
pelo ramal, chegam a Piassaguera e daí seguem para o porto
de Santos, sem passar pela antiga linha métrica via Samaritá
e Ana Costa. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Gladson, está situada próxima ao
pedágio da rodovia Manuel da Nóbrega. Sua inauguração
provavelmente se deu em 2002. Chamava-se pátio do km 115, antes
de ter esse nome. É um pátio de manobras, sem prédio,
apenas desvios, que, aliás, não são muitos. "Vindo
de Perequê para Paraitinga, o desvio se inicia logo após a passagem
da ferrovia por baixo da Pedro Taques. Ele se estende por aproximadamente
1,5 km, até terminar no ponto mostrado na fotografia. A fábrica de
tubos de plástico da Brastubos fica nas imediações. Ele era chamado
"Pátio do Km 115", conforme a designação da tripulação da Dash 9 a
partir da qual tirei esta foto, em 19 de outubro de 2002. Ele havia
sido inaugurado um pouco antes dessa data. A foto foi tirada no sentido
de Paraitinga. Não havia instalações ou prédios no local da BF no
local, pelo menos naquela época, exceto o Bar Kuka Fresca, que pode
ser visto à esquerda - e, como se pode observar, estava um tanto quanto
concorrido naquela quente manhã de sábado. Afinal, ele dispunha inclusive
de uma piscina para deleite de seus freqüentadores (!), que pode ser
entrevista entre a frente do bar e a ferrovia, atrás de dois carros.
Segundo o pessoal, também era possível dar uma esticada ao Rio Branco
para um banho, usando a estrada que toma o rumo da esquerda. A estradinha
de terra que margeia a linha férrea liga Paraitinga à Pedro Taques"
(Antonio Gorni, 2006). "Gladson Moraes foi o responsável pela
implantação de GPS na Ferroban e mais tarde na FerroNorte e Novoeste"
(Ricardo Koracsony, 06/2006). |
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Pátio de Gladson em 2003. Foto Antonio A. Gorni |
Pátio de Gladson visto do espaço em 2006. (Googleearth) |
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Atualização:
26.07.2010
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