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Engenheiro Gladson
Perequê
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Ferroban (2002-2006)
ENGENHEIRO GLADSON
Município de São Vicente, SP
Ramal de Perequê - km 115   SP-3545
    Inauguração: 2002
Uso atual: pátio de cruzamentos   com trilhos
Data de construção do prédio atual: não existe
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Perequê, em bitola mista, foi aberto em maio de 1978, para ligar a estação de Paraitinga, na Mairinque-Santos da antiga Sorocabana, à estação de Piassaguera, na antiga Santos-Jundiaí. Na verdade, o ramal é hoje a continuação do "corredor de exportação" que vinha desde Araguari, por um lado, e hoje desde Mato Grosso, pela Ferronorte. Os cargueiros descem a serra vindos de Mairinque, em Paraitinga entram pelo ramal, chegam a Piassaguera e daí seguem para o porto de Santos, sem passar pela antiga linha métrica via Samaritá e Ana Costa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Gladson, está situada próxima ao pedágio da rodovia Manuel da Nóbrega. Sua inauguração provavelmente se deu em 2002. Chamava-se pátio do km 115, antes de ter esse nome. É um pátio de manobras, sem prédio, apenas desvios, que, aliás, não são muitos. "Vindo de Perequê para Paraitinga, o desvio se inicia logo após a passagem da ferrovia por baixo da Pedro Taques. Ele se estende por aproximadamente 1,5 km, até terminar no ponto mostrado na fotografia. A fábrica de tubos de plástico da Brastubos fica nas imediações. Ele era chamado "Pátio do Km 115", conforme a designação da tripulação da Dash 9 a partir da qual tirei esta foto, em 19 de outubro de 2002. Ele havia sido inaugurado um pouco antes dessa data. A foto foi tirada no sentido de Paraitinga. Não havia instalações ou prédios no local da BF no local, pelo menos naquela época, exceto o Bar Kuka Fresca, que pode ser visto à esquerda - e, como se pode observar, estava um tanto quanto concorrido naquela quente manhã de sábado. Afinal, ele dispunha inclusive de uma piscina para deleite de seus freqüentadores (!), que pode ser entrevista entre a frente do bar e a ferrovia, atrás de dois carros. Segundo o pessoal, também era possível dar uma esticada ao Rio Branco para um banho, usando a estrada que toma o rumo da esquerda. A estradinha de terra que margeia a linha férrea liga Paraitinga à Pedro Taques" (Antonio Gorni, 2006). "Gladson Moraes foi o responsável pela implantação de GPS na Ferroban e mais tarde na FerroNorte e Novoeste" (Ricardo Koracsony, 06/2006).
     

Pátio de Gladson em 2003. Foto Antonio A. Gorni

Pátio de Gladson visto do espaço em 2006. (Googleearth)
 
     
     
Atualização: 26.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.