A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
São Fidelis
Engenheiro Carvalhaes
Santa Mafalda
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1912-1965)
ENGENHEIRO CARVALHAES
Município de Paraíba do Sul, RJ
Ramal de Afonso Arinos - km 235,677 (1928)   RJ-3963
    Inauguração: 26.12.1912
Uso atual: demolida   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Rio das Flores foi aberta em 1882 ligando a estação de Commercio (Sebastião de Lacerda), na linha do Centro da E. F. Dom Pedro II (Central do Brasil), com a região de Santa Teresa (Rio das Flores), então um distrito de Valença. A linha terminava em Três Ilhas, donde a paartir daí, uma outra linha com tração animal levava à estação de Paraibuna, na linha do Centro da EFCB. Em 1910, a ferrovia foi encampada pela EFCB que, juntamente com a Linha Auxiliar e o ramal de Jacutinga, constituiu a Rede Viação Fluminense. Em 1922, a saída do agora chamado ramal de Afonso Arinos passou a ser Valença e não mais Commercio; o trecho entre esta última e Taboas, de onde se fez a ligação com Valença, foi transformado em estrada de rodagem. A tração a vapor foi prolongada até Afonso Arinos, na linha do Centro da EFCB, abandonando-se a tração animal que existia. Em 1965, o ramal (Valença-Afonso Arinos) foi desativado e seus trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Carvalhaes foi aberta em 1912, já pela E. F. Central do Brasil. Em 1960 era considerada uma parada. O ramal, em 1965. A estação foi demolida. No terreno existe hoje um pequeno sítio. Sobraram apenas a plataforma, onde foi erguida a casa branca da foto, e as ruínas da estação. (Fontes: Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

Acima e à direita, restos da plataforma e a "casa branca" ao fundo, em outubro de 2007. Foto Carlos Latuff
 
     
     
Atualização: 21.05.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.