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E. F. Central do
Brasil (1912-1965) |
ENGENHEIRO
CARVALHAES
Município de Paraíba do Sul,
RJ |
Ramal de Afonso Arinos - km 235,677 (1928) |
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RJ-3963 |
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Inauguração: 26.12.1912 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Rio
das Flores foi aberta em 1882 ligando a estação de Commercio
(Sebastião de Lacerda), na linha do Centro da E. F. Dom Pedro
II (Central do Brasil), com a região de Santa Teresa (Rio das
Flores), então um distrito de Valença. A linha terminava
em Três Ilhas, donde a paartir daí, uma outra linha com
tração animal levava à estação
de Paraibuna, na linha do Centro da EFCB. Em 1910, a ferrovia foi
encampada pela EFCB que, juntamente com a Linha Auxiliar e o ramal
de Jacutinga, constituiu a Rede Viação Fluminense. Em
1922, a saída do agora chamado ramal de Afonso Arinos passou
a ser Valença e não mais Commercio; o trecho entre esta
última e Taboas, de onde se fez a ligação com
Valença, foi transformado em estrada de rodagem. A tração
a vapor foi prolongada até Afonso Arinos, na linha do Centro
da EFCB, abandonando-se a tração animal que existia.
Em 1965, o ramal (Valença-Afonso Arinos)
foi desativado e seus trilhos retirados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Engenheiro Carvalhaes foi aberta em 1912, já pela
E. F. Central do Brasil. Em 1960 era considerada uma parada. O ramal,
em 1965. A estação foi demolida. No terreno existe hoje um pequeno
sítio. Sobraram apenas a plataforma, onde foi erguida a casa branca
da foto, e as ruínas da estação. (Fontes: Carlos Latuff; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Acima e à direita, restos da plataforma e a "casa
branca" ao fundo, em outubro de 2007. Foto Carlos Latuff
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Atualização:
21.05.2011
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