A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Santa Rosa
Guarda Fernandes
Santa Justa
...

...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
E. F. Central do Brasil (1915-1965)
GUARDA FERNANDES
(antiga INDEPENDENCIA)
Município de Rio das Flores, RJ
Ramal de Afonso Arinos - km 223,272 (1928)   RJ-1355
    Inauguração: 1915
Uso atual: em pé; uso desconhecido   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
 
HISTORICO DA LINHA: A E. F. Rio das Flores foi aberta em 1882 ligando a estação de Commercio (Sebastião de Lacerda), na linha do Centro da E. F. Dom Pedro II (Central do Brasil), com a região de Santa Teresa (Rio das Flores), então um distrito de Valença. A linha terminava em Três Ilhas, donde a partir daí, uma outra linha com tração animal levava à estação de Paraibuna, na linha do Centro da EFCB. Em 1910, a ferrovia foi encampada pela EFCB que, juntamente com a Linha Auxiliar e o ramal de Jacutinga, constituiu a Rede Viação Fluminense. Em 1922, a saída do agora chamado ramal de Afonso Arinos passou a ser Valença e não mais Commercio; o trecho entre esta última e Taboas, de onde se fez a ligação com Valença, foi transformado em estrada de rodagem. A tração a vapor foi prolongada até Afonso Arinos, na linha do Centro da EFCB, abandonando-se a tração animal que existia. Em 1965, o ramal (Valença-Afonso Arinos) foi desativado e seus trilhos retirados.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Independência, aberta em 1915, era provavelmente uma parada não-oficial. O nome era o da fazenda próxima, Independência, existente até hoje. Não figurava nos Guias Levi. Tomou o nome Guarda Fernandes em homenagem a um guarda-cancelas que trabalhava no ramal de São Paulo da Central,

ACIMA: "Nas margens da rodovia RJ-151, que utiliza o antigo leito da ferrovia, à frente do muro de pedras da fazenda Independência, existe uma pequena plataforma e não sei te informar se era original da ferrovia ou se foi feita após para servir ao embarque de leite em caminhões" (Texto e foto de Jorge Alves Ferreira, 2011).
e sacrificou a vida para salvar a de uma mulher que iria ser atingida por um trem. Ainda está de pé na beira da estrada.
(Fontes: Jorge A. Ferreira, 2002; Carlos Latuff; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     
     

A estação de Guarda Fernandes, em 10/2007. Foto Carlos Latuff
   
     
Atualização: 22.05.2011
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.