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E. F. Central do Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
MRS (1996-2009)
BRISAMAR
Município de Itaguaí, RJ
Ramal de Mangaratiba - km 68,000 (1960)   RJ-1478
  Inauguração: n/d
Uso atual: estação   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1974
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba, foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro) até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911 até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu, e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens de minério apenas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Brisamar era aparentemente uma pequena parada, sem data de inauguração conhecida para mim. A partir de meados dos anos 1970, quando foi inaugurada a variante ligando Japeri ao ramal de Mangaratiba, para transporte de minério para o porto de Guaíba, essa estação passou a ser o ponto de entroncamento da linha nova com o antigo ramal. Foi construída uma estação que até hoje é operacional, ponto de manobra para

Acima, em 1973, antes da variante estar pronta, a parada de Brisamar, vista ao fundo, era uma "paradinha" mesmo. Somente uma plataforma com cobertura de concreto. Ali se juntaria a variante vinda do km 64 da linha do Centro pouco tempo depois. Vê-se o novo leito, muito mais largo para a colocação dos trilhos do novo pátio (Foto revista REFESA, nov-dez/1973). Abaixo, o pátio em 2007, comparar com a foto acima (Autor desconhecido).
os cargueiros que por ali passam com destino ao porto, ou vindo dele. "Em Brisamar existem várias linhas paralelas e o trem que desce com minério para Sepetiba espera o que vai retornar vazio após descarregar ou vice-versa. Há bastante tempo atrás era uma só linha e cada trem tinha que fazer o percurso completo entre Mangaratiba e Santa Cruz para liberar o que ia em sentido contrário. Era assim em 1958 em 1959, época em que cursei o Colégio Naval e para sair de Angra dos Reis, ou se saía de ônibus (estradas de terra péssimas, pois não havia a Rio-Santos) ou, como fazíamos, saíamos do CN em pequeno navio da Marinha chamado Aviso Rio Doce, desembarcávamos em Mangaratiba aonde esperávamos o trem fretado pela Marinha e que saia às 16:00hs (às vezes) e que chegava em D.Pedro II, quando podia. Viajei em composição puxada por vaporeira e vagões de madeira e depois por G-12 rebocando TUEs que quando chegavam em Santa Cruz, a G-12 saia da frente, levantavam os pantográfos e aí a chegada em D. Pedro II era mais rápida. A viagem era pitoresca porque íamos parando em todas as estações do percurso, tais como Coroa Grande, Vila Geni, Itacurussá, Itaguaí, Ibicuí e depois, direto de Santa Cruz a D.Pedro II. Hoje, embora não tenha mais feito o trajeto, acredito quer a linha está modernizada por conta do transporte da MRS" (Marcio Miranda, 02/2006).
     

Pátio de Brisamar, em 2002. Foto Lourenço Paz

Ao fundo, a estação de Brisamar. Foto de Carlos Latuff em 05/2003.

A estação de Brisamar, em 2004. Foto Milton Ribeiro
   
     
Atualização: 13.08.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.