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E.
F. Central do Brasil (n/d-1975)
RFFSA (1975-1996)
MRS (1996-2009) |
BRISAMAR
Município
de Itaguaí, RJ |
Ramal de
Mangaratiba - km 68,000 (1960) |
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RJ-1478 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: estação |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1974
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HISTORICO
DA LINHA: O ramal de Angra, posteriormente chamado de ramal de Mangaratiba,
foi inaugurado em 1878, partindo da estação de Sapopemba (Deodoro)
até o distante subúrbio de Santa Cruz. Somente foi prolongado em 1911
até Itaguaí, e em 1914 chegou a Mangaratiba, de onde deveria ser prolongado
até alcançar Angra dos Reis, onde, em 1928, a E. F. Oeste de Minas
havia atingido com sua linha vinda de Barra Mansa. Tal nunca aconteceu,
e o ramal, com trechos belíssimos ao longo da praia, muito próximo
ao mar, transportou passageiros em toda a sua extensão até por volta
de 1982, quando foi desativado. Antes disso, em 1973, uma variante
construída pela RFFSA e que partia de um ponto próximo à estação de
Japeri, na Linha do Centro, permitia que trens com minério alcançassem
o porto de Guaíba, próximo a Mangaratiba, encontrando o velho ramal
na altura da parada Brisamar. A variante, entretanto, deixava de coincidir
com o ramal na altura da ponta de Santo Antonio, onde desviava para
o porto; com isso, em 30/06/1983, o trecho original entre esse local
e Mangaratiba foi erradicado e os trens passaram a circular somente
entre Deodoro e Santa Cruz, de onde voltavam. Hoje, esse trecho ainda
é usado pelos trens de subúrbio, o trecho entre Santa Cruz e Brisamar
está abandonado e o restante, Brisamar-porto, é utilizado pelos trens
de minério apenas. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Brisamar era aparentemente uma pequena
parada, sem data de inauguração conhecida para mim.
A partir de meados dos anos 1970, quando foi inaugurada a variante
ligando Japeri ao ramal de Mangaratiba, para transporte
de minério para o porto de Guaíba, essa estação
passou a ser o ponto de entroncamento da linha nova com o antigo ramal.
Foi construída uma estação que até hoje
é operacional, ponto de manobra para
Acima, em 1973, antes da variante estar pronta,
a parada de Brisamar, vista ao fundo, era uma "paradinha"
mesmo. Somente uma plataforma com cobertura de concreto. Ali se juntaria
a variante vinda do km 64 da linha do Centro pouco tempo depois. Vê-se
o novo leito, muito mais largo para a colocação dos
trilhos do novo pátio (Foto revista REFESA, nov-dez/1973).
Abaixo, o pátio em 2007, comparar com a foto acima (Autor desconhecido).
os
cargueiros que por ali passam com destino ao porto, ou vindo dele.
"Em Brisamar existem várias linhas paralelas e o trem que
desce com minério para Sepetiba espera o que vai retornar vazio após
descarregar ou vice-versa. Há bastante tempo atrás era uma só linha
e cada trem tinha que fazer o percurso completo entre Mangaratiba
e Santa Cruz para liberar o que ia em sentido contrário. Era assim
em 1958 em 1959, época em que cursei o Colégio Naval e para sair de
Angra dos Reis, ou se saía de ônibus (estradas de terra péssimas,
pois não havia a Rio-Santos) ou, como fazíamos, saíamos do CN em pequeno
navio da Marinha chamado Aviso Rio Doce, desembarcávamos em Mangaratiba
aonde esperávamos o trem fretado pela Marinha e que saia às 16:00hs
(às vezes) e que chegava em D.Pedro II, quando podia. Viajei em composição
puxada por vaporeira e vagões de madeira e depois por G-12 rebocando
TUEs que quando chegavam em Santa Cruz, a G-12 saia da frente, levantavam
os pantográfos e aí a chegada em D. Pedro II era mais rápida. A viagem
era pitoresca porque íamos parando em todas as estações do percurso,
tais como Coroa Grande, Vila Geni, Itacurussá, Itaguaí, Ibicuí e depois,
direto de Santa Cruz a D.Pedro II. Hoje, embora não tenha mais feito
o trajeto, acredito quer a linha está modernizada por conta do transporte
da MRS" (Marcio Miranda, 02/2006). |
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Pátio de Brisamar, em 2002. Foto Lourenço Paz |
Ao fundo, a estação de Brisamar. Foto de Carlos
Latuff em 05/2003. |
A estação de Brisamar, em 2004. Foto Milton Ribeiro |
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Atualização:
13.08.2009
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