|
|
E.
F. Leopoldina (n/d-c.1967) |
SÃO
JOÃO DA MATA
Município
de Cachoeiro do Itapemirim, ES |
Ramal Sul
do Espírito Santo - km 503,053 (1960) |
|
ES-3431 |
|
|
Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
|
HISTORICO
DA LINHA: O Ramal Sul do Espírito Santo, assim denominado pela Leopoldina
teve sua origem na E. F. Sul do Espírito Santo, que tinha uma linha
construída na região de Vitória e pertencia ao Governo do Estado do
Espírito Santo, e na E. F. Caravelas, ambas adquiridas pela Leopoldina
em 1908. A Caravelas partia de Vitória para Castelo, de um lado, e
para Rive, do outro, bifurcando na estação de Matosinhos (Coutinho).
Estes trechos estavam prontos desde 1887. Para chegar a Minas Gerais,
na linha do Manhuaçu, como rezava o contrato, a Leopoldina levou cinco
anos, abrindo o trecho Rive-Alegre em 1912 e até Espera Feliz, ponto
final, em 1913. No final dos anos 60, o trecho Cachoeiro-Guaçuí foi
suspenso para passageiros e finalmente erradicado em 26/10/1972. O
outro trecho, Espera Feliz-Guaçuí, transportou passageiros até a sua
erradicação, em 05/11/1971. Sobram ainda trilhos desde Cachoeiro até
próximo à estação de Coutinho, para transportar
mármore e granito das diversas serrarias dessas pedras que
existem na região. |
|
A ESTAÇÃO:
A parada de São João da Mata não tem data
de inauguração conhecida. Segundo informação da proprietária
da fazenda, a parada era de madeira e tinha escrito em letras também
de madeira p seu nome. Chegou a ser reformada, mas, comida por cupins,
caiu e foi desmontada. (Fontes: Marcos A. Farias; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
|
|
|
Aqui ficava a parada, segundo a atual administradora da fazenda,
em 01/2006. Foto Marcos A. Farias |
Aqui ficava a parada, segundo a atual administradora da fazenda,
em 01/2006. Foto Marcos A. Farias |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.01.2006
|
|