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Ramal Férreo
do Cantagalo (n/d-1888)
E. F. Macaé a Campos (1888-1890)
E. F. Leopoldina (1890-1967) |
BOA SORTE
Município de Cantagalo, RJ |
Linha do Cantagalo - km 235,707 (1960) |
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RJ-4183 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: O
que se convencionou chamar de Linha do Cantagalo pela E. F. Leopoldina
correspondia a apenas parte da E. F. Cantagalo, ferrovia original
da região. Entre 1860 e 1873, a linha foi construída e aberta entre
Porto das Caixas e Macuco, além da cidade de Friburgo. Essa linha
originalmente tinha a bitola de 1,676m, depois reduzida para 1,109m
e finalmente para métrica. O prolongamento desde a estação de Cordeiro,
nesse trecho, até Portela, Às margens do rio Paraíba do Sul, somente
foi aberto por pequenos trechos, entre 1876 e 1890, e esse trecho
no início era chamado de Ramal Férreo do Cantagalo. Em 1890 a Leopoldina
já era dona de todo o trecho, e passou a utilizar o termo Linha do
Cantagalo. Esta linha foi fechada por partes: entre Cachoeira de Macacu
e Portela a supressão ocorreu em 1967, enquanto que o trecho inicial
foi suprimido em 1973. Os
trens de passageiros acabaram antes: entre 1962 e 1963 no trecho Cantagalo-Portela
e
em 15 de julho de 1964
no trecho Cachoeira de Macacu-Cantagalo. Em
1969, o trecho inicial do ramal também teve os trens cancelados. |
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A ESTAÇÃO: Sem mais informações
sobre a estação de Boa Sorte.
ACIMA: Mapa parcial do município de Cantagalo
nos anos 1950. A linha da Leopoldina cruzava o município do
sul para o nordeste. A linha que se vê na fronteira com o município
de Cordeiro é o ramal que partia desta cidade e que seguia
para a estação de Macuco (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1958). |
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Atualização:
28.03.2011
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