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Brigadeiro Tobias
Humberto de Campos
Sorocaba
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Tronco EFS-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 2008
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E. F. Sorocabana
(1925-anos 1960) |
HUMBERTO
DE CAMPOS
Município de Sorocaba, SP |
Linha-tronco - km 97,717 (1931) |
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SP-0291 |
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Inauguração: 03.1925 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1926 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. Sorocabana
foi fundada em 1872, e o primeiro trecho da linha foi aberto em 1875,
até Sorocaba. A linha-tronco se expandiu até 1922, quando atingiu
Presidente Epitácio, nas margens do rio Paraná. Antes, porém, a EFS
construiu vários ramais, e passou por trocas de donos e fusões: em
1892, foi fundida pelo Governo com a Ytuana, na época à beira da falência.
Em 1903, o Governo Federal assumiu a ferrovia, vendida para o Governo
paulista em 1905. Este a arrendou em 1907 para o grupo de Percival
Farquhar, desaparecendo a Ytuana de vez, com suas linhas incorporadas
pela EFS. Em 1919, o Governo paulista voltou a ser o dono, por causa
da situação precária do grupo detentor. Assim foi até 1971, quando
a EFS foi uma das ferrovias que formaram a estatal FEPASA. O seu trecho
inicial, primeiro até Mairinque, depois somente até Amador Bueno,
desde os anos 20 passaram a atender principalmente os trens de subúrbio.
Com o surgimento da CPTM, em 1994, esse trecho passou a ser administrado
por ela. Trens de passageiros de longo percurso trafegaram pela linha-tronco
até 16/1/1999, quando foram suprimidos pela concessionária Ferroban,
sucessora da Fepasa. A linha está ativa até hoje, para trens de carga. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi inaugurada em 1925 como posto km 101. O prédio, entretanto,
somente foi entregue em 1926. Em 1927 passou a ser o posto km 98,
com a redução de quilometragem provocado pela retificação e duplicação
da linha. Em 1932, passou a se chamar Iporanga, e mais tarde
Humberto de Campos. Mais tarde, a Sorocabana envolveu-se no
projeto de um orfanato patrocinado por uma loja maçônica
de Sorocaba, tendo doado em 1944 uma área de 99.000 m2 de seu
patrimônio, mas do outro lado da cidade em relação à
estação, segundo conta Elias Vieira. Com as plantas
das edificações elaboradas por seus engenheiros A Sorocabana cedeu
pessoal, plantas do projeto e material para as obras e também
um desvio da linha para carga e descarga. Inaugurado em 1952, o Orfanato,
depois Instituto Humberto de Campos tinha 80% de seus lugares destinado
a órfãos de ferroviários da ativa e da Caixa de Pensões, cujas contribuições
começaram com desconto em folha a partir de 1945. Representantes da
Sorocabana também participavam do Conselho Fiscal. Curiosamente, existem
listagens de estações emitidas pela própria Sorocabana
que mostram uma parada Humberto de Campos após
a estação de Sorocaba, antes de Lopes de Oliveira,
na época em que existia o instituto. Também há
evidências de uma parada ali perto, junto à fábrica
da Seagrams, que teria o nome de "Parada Seagrams"
ou algo parecido. Enfim, uma bela confusão. A estação
foi desativada antes dos anos 70 e posteriormente demolida. Segundo
Antonio Carreão, atualmente (2006) ainda existem restos
das suas fundações escondidos pelo mato. Ferroviários
mais antigos afirmam que existia um prédio ali, realmente,
mas que nele o trem raramente parava. Já Alberto G. Neto fala
que não havia prédio algum e que era uma parada simples
com uma plataforma feita de trilhos e dormentes e que ficava depois
de Sorocaba e não antes. Enfim: muito confuso. Parece ter existido
duas paradas com o mesmo nome em posições diferentes
em relação à estação central de
Sorocaba: uma antes e outra depois, em épocas diferentes.
(Fontes: Coaraci Camargo; Carlos R. Almeida; Antonio
Carreão; Elias Vieira; Alberto G. Neto; E. F. Sorocabana: Relatórios
oficiais, 1900-1969; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Local da antiga estação, em 03/2006. Foto Antonio
Carreão |
Local da antiga estação, em 03/2006. Foto Antonio
Carreão |
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Atualização:
29.07.2010
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