|
|
FEPASA (1973-1998)
ALL (1998-) |
ITAOCA
Município de Itapeva, SP |
Ramal de Apiaí - km 365,809 |
|
SP-2068 |
|
|
Inauguração: 05.1973 |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1973 |
|
HISTORICO DA LINHA: Em maio de
1973, a FEPASA entregou uma nova linha, que ligava Itapeva a Apiaí,
saindo do ramal de Itararé, basicamente para atender uma fábrica
de cimento localizada na cidade de Apiaí. Cerca de três
anos mais tarde, passou a sair desse ramal um outro ramal que seguia
para Pinhalzinho, na divisa São Paulo-Paraná. O trecho
entre Itapeva e esse ponto, Entroncamento, passou então a receber
todos os cargueiros que se dirigiam ao sul do Brasil, pois ali era
a nova linha que encurtava a distância ferroviária até
Ponta Grossa, no Paraná. A partir do final de 1997, e até
1/3/2001, trens de passageiros que partiam de Sorocaba e tinham como
ponto final Apiaí percorreram a linha. A partir do final de
1998, eles foram operados pela ALL e hoje estão extintos. |
|
A ESTAÇÃO: Todas as estações
do ramal de Pinhalzinho foram construídas na mesma época
do ramal, ou seja, em 1973. Há fontes que dizem que as estações
somente foram inauguradas no ano seguinte, 1974. De qualquer forma,
Itaoca, a primeira do trecho, já estava em mau estado,
inclusive depredada, em 1986, conforme mostra a foto da época.
Estava ainda de pé, na mesma situação, em dezembro
de 2002. |
|
|
|
Estação de Itaoca, já abandonada e depredada
em 1986. Foto dor elatório da Fepasa desse ano |
Estação de Itaoca, já abandonada e depredada
em 1986. Foto dor elatório da Fepasa desse ano |
A estação de Itaoca continuava na mesma situação
em 21/08/1999. Foto Carlos R. Almeida |
E ainda de pé em 12/2002. Foto Antonio Carreão |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
31.07.2010
|
|