A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
...
Nova Itapeva
Itaoca
Entroncamento
...

Ramal de Apiaí - 1980
 
 
FEPASA (1973-1998)
ALL (1998-)
ITAOCA
Município de Itapeva, SP
Ramal de Apiaí - km 365,809   SP-2068
    Inauguração: 05.1973
Uso atual: abandonada   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1973
 
HISTORICO DA LINHA: Em maio de 1973, a FEPASA entregou uma nova linha, que ligava Itapeva a Apiaí, saindo do ramal de Itararé, basicamente para atender uma fábrica de cimento localizada na cidade de Apiaí. Cerca de três anos mais tarde, passou a sair desse ramal um outro ramal que seguia para Pinhalzinho, na divisa São Paulo-Paraná. O trecho entre Itapeva e esse ponto, Entroncamento, passou então a receber todos os cargueiros que se dirigiam ao sul do Brasil, pois ali era a nova linha que encurtava a distância ferroviária até Ponta Grossa, no Paraná. A partir do final de 1997, e até 1/3/2001, trens de passageiros que partiam de Sorocaba e tinham como ponto final Apiaí percorreram a linha. A partir do final de 1998, eles foram operados pela ALL e hoje estão extintos.
 
A ESTAÇÃO: Todas as estações do ramal de Pinhalzinho foram construídas na mesma época do ramal, ou seja, em 1973. Há fontes que dizem que as estações somente foram inauguradas no ano seguinte, 1974. De qualquer forma, Itaoca, a primeira do trecho, já estava em mau estado, inclusive depredada, em 1986, conforme mostra a foto da época. Estava ainda de pé, na mesma situação, em dezembro de 2002.
     

Estação de Itaoca, já abandonada e depredada em 1986. Foto dor elatório da Fepasa desse ano

Estação de Itaoca, já abandonada e depredada em 1986. Foto dor elatório da Fepasa desse ano

A estação de Itaoca continuava na mesma situação em 21/08/1999. Foto Carlos R. Almeida

E ainda de pé em 12/2002. Foto Antonio Carreão
   
     
Atualização: 31.07.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.