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VXY Mogiana em MG
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Buriti
Anil
Irara
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IBGE-1957
 
 
Cia. Mogiana de Estradas de Ferro (1930-1971)
ANIL
Município de Uberaba, MG
Linha do Catalão - km 681,723 (1938)
  MG-2525
  Inauguração: 30.03.1930
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d (já demolida)
 
HISTORICO DA LINHA: A linha do Catalão foi construída entre 1888 e 1889 até Uberaba, tendo chegado em 1895 a Uberabinha (Uberlândia) e 1896 a Araguari. Continuação da linha do Rio Grande a partir da estação de Jaguara, às margens do rio Grande e já em território mineiro, a idéia da Mogiana era alcançar Catalão, em Goiás (daí o nome) e dali seguir para Belém do Pará, coisa que nunca aconteceu. Na verdade, a E. F. de Goiás acabou por construir esse trecho, chegando até Goiânia e Brasília. Em 1915, o ramal de Igarapava foi prolongado para além de Igarapava de forma a alcançar a linha do Catalão um pouco antes de Uberaba, em Rodolfo Paixão. A nova linha provou ser mais econômica do que o trecho da linha do Catalão entre o rio Grande e Uberaba, trecho este que foi abandonado definitivamente em 1976, depois de ser separado da linha do Rio Grande em 1970 por causa da construção da represa de Jaguara. O trecho a partir de Uberaba foi, então, incorporado ao ramal de Igarapava e, em 1979, totalmente retificado a partir de Ribeirão Preto até Araguari. Trens de passageiros percorreram o trecho até 1979 e depois o trecho retificado até 1997, quando foram suprimidos, já pela Fepasa.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Anil foi inaugurada em 1930. Foi fechada e transformada em parada em 06/05/1968. A foto desta página mostra um prédio que, pelo tipo, deve ter sido construído nos anos 50, mostrando que o prédio, na época da foto, não era mais o original. Em 1986, já tinha sido demolida. "As lembranças de Anil, onde morei antes, ainda são mais vagas, mais remotas. Vivemos dois ou três anos em Anil. A estação era de madeira, e a casinha do chefe da estação, a nossa casa, ficava bem ao lado. De Anil, lembro mais de algumas sensações. É estranha a memória. Tenho algumas fotos dessa época e quando as olho lembro apenas de sensações, sensação de alegria, por exemplo, quase nunca de fatos. Lá, como não tinha prefeito, o chefe da estação, que era o meu pai, tinha importância muito grande na região, era considerado autoridade. Afinal, ele resolvia muitas questões, ajudava as pessoas, mandava encomendas. Então os moradores da região eram muito gratos a meu pai por esses favores e, por isso, era sempre convidado de honra, pra todas as festas que aconteciam por lá. Lembro vagamente dessas festas, acho que eram folclóricas, mas as lembrança são muito vagas, na verdade são apenas sensações" (Do livro Walderez de Barros - Voz e silêncios, IMESP, 2004, de Rogério Menezes). (Fontes: Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; relatórios da Mogiana; relação oficial de estações da Mogiana, 1938; relatório de Instalações Fixas da Fepasa, 1986)
     

A estação de Anil, sem data. Foto cedida por Nilson Rodrigues
   
     
     
Atualização: 06.08.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.