|
|
FEPASA (c. 1985-1998) |
PIRAPITINGÜI-NOVA
Município de Itu, SP |
Variante Boa Vista-Guaianã -
km 186,278 (1994) |
|
SP-2730 |
|
|
Inauguração: 1985? |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c. 1985 |
|
HISTORICO DA LINHA: Por volta
de 1977, foi aberta pela Fepasa uma linha ligando a estação
de Boa Vista, da antiga CP e nos subúrbios de Campinas, às
proximidades da estação de Helvetia, esta na linha do
ramald e Campinas da ex-Sorocabana. Em 1985, a continuação
desta linha uniu-a às proximidades de Cangüera, na Mairinque-Santos,
passando por fora do pátio de Mairinque. A variante Boa Vista-Guaianã,
como foi chamada, unia na prática a antiga Mogiana diretamente
ao porto de Santos e era na prática a retificação
do ramal de Campinas, que por sua vez englobava uma parte da linha
original da antiqüíssima Ituana. Com isso, versões
novas de antigas estações foram criadas, todas as estações
do ramal de Campinas foram desativadas com o próprio ramal,
e a única estação remanescente na linha foi a
de Pimenta (original), exatamente onde os dois leitos - o velho e
o novo - se cruzaram. A linha hoje tem um dos maiores movimentos ferroviários
do Estado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Pirapitingüi-nova foi aberta por volta de 1985, na
variante Boa Vista-Guaianã. Fica próxima à
antiga estação de Pirapitingüi, do antigo
ramal de Campinas da Sorocabana. É um pátio de
cruzamento, como as outras: nunca foi estação de passageiros.
Está hoje totalmente lacrada com tijolos, mais do que abandonada.
(VEJA TAMBÉM PIRAPITINGÜI) |
|
|
|
A estação de Pirapitingüi-nova, em 20/08/2000.
Foto Kelso Medici |
A estação totalmente pichada e descaracterizada,
em 11/2002. Foto Ricardo Koracsony |
A estação totalmente pichada e descaracterizada,
em 11/2002. Foto Ricardo Koracsony |
Nada mudou em Pirapitingui, em 08/2003 e o abandono é
total. Foto Ricardo Koracsony |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
07.08.2010
|
|