...
Governador Ribas
Água Clara
Cerro do Leão
...

IBGE-1957
...
 
 
E. F. São Paulo-Rio Grande (1940-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ÁGUA CLARA
Município de Irati, PR
Ramal de Guarapuava - km 409 (1960)   PR-2552
Altitude: 944 m   Inauguração: 01.01.1940
Uso atual: abandonada (2022)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1940
 
 
 
HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma modificação das idéias de 1900, que eram de se atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco, em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense, foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá. A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no ramal foram desativados em 1976.

FERROESTE:
A empresa foi construída pelo Governo do Estado do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá. O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel, mas pretende-se a sua continuação a partir desta última, um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Água Clara foi inaugurada em 1940.

Mais tarde recebeu o nome de Água Clara do Sul. Fica ao pé da serra.

Em 2006, as casas no pátio estavam habitadas e até bem conservadas. Já a estação teve todo o seu assoalho e esquadrias roubadas. Em 2022 continuava abandonada.


ACIMA: A estação de Água Clara coalhada de gente. Inauguração em 1944? Com a quantidade de material e a caixa d'água ainda em obras, deve ser. O trem de passageiros está ali (Acervo Flávio Cavalcanti).

ACIMA: Inauguração em 1944? Com o trem, também pode ser (Foto Artur Wischral).

(Fontes: relatórios da RVPSC; Flávio Marcellini; Artur Wischral; Nilson Rodrigues; Flavio Cavalcanti; Rogério Carlos Born)
     

Estação de Água Clara, em construção, em 1935. Foto de relatório da RVPSC

O pátio da estação em 1935, cinco anos antes da abertura da linha. Foto Artur Wischral, acervo Nilson Rodrigues

Placa da estação em 01/2003. Foto Flávio Marcellini

A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio Marcellini

A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio Marcellini

A estação, em 02/2006. Foto Rogério Carlos Born

A estação em 2022. Foto Vitor H. Langaro em 1/5/2022


 
     
Atualização: 04.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.