|
|
E. F. São
Paulo-Rio Grande (1940-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
ÁGUA
CLARA
Município de Irati, PR |
Ramal de Guarapuava - km 409 (1960) |
|
PR-2552 |
Altitude: 944 m |
|
Inauguração: 01.01.1940 |
Uso atual: abandonada (2022) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1940 |
|
|
|
|
HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos
anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir
da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai
e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde
a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma
modificação das idéias de 1900, que eram de se
atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco,
em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense,
foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A
ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para
Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá.
A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no
ramal foram desativados em 1976.
FERROESTE: A empresa foi construída pelo Governo do Estado
do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação
do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e
utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá.
O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel,
mas pretende-se a sua continuação a partir desta última,
um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Água Clara foi inaugurada
em 1940.
Mais tarde recebeu o nome de Água Clara do Sul.
Fica ao pé da serra.
Em 2006, as casas no pátio estavam habitadas e até
bem conservadas. Já a estação teve todo o seu assoalho e esquadrias
roubadas. Em 2022 continuava abandonada.
ACIMA: A estação de Água Clara
coalhada de gente. Inauguração em 1944? Com a quantidade de
material e a caixa d'água ainda em obras, deve ser. O trem
de passageiros está ali (Acervo Flávio Cavalcanti).
ACIMA: Inauguração em 1944? Com o trem, também pode ser (Foto Artur Wischral).
(Fontes: relatórios da RVPSC; Flávio Marcellini;
Artur Wischral; Nilson Rodrigues; Flavio Cavalcanti; Rogério Carlos Born) |
|
|
|
Estação de Água Clara, em construção,
em 1935. Foto de relatório da RVPSC |
O pátio da estação em 1935, cinco anos
antes da abertura da linha. Foto Artur Wischral, acervo Nilson
Rodrigues |
Placa da estação em 01/2003. Foto Flávio
Marcellini |
A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio
Marcellini |
A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio
Marcellini |
A estação, em 02/2006. Foto Rogério Carlos Born |
A estação em 2022. Foto Vitor H. Langaro em 1/5/2022
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
04.05.2022
|
|