Estações Ferroviárias do
Estado do Mato Grosso do Sul
Neste Estado, existe apenas a E. F. Noroeste do Brasil,
hoje com concessão da Brasil Ferrovias/Novoeste, com a linha
sendo continuação da que vem de Bauru, SP, atravessando
o oeste do Estado de São Paulo e cruzando o rio Paraná
inicialmente por balsa, posteriormente por ponte ferroviária.
A estrada termina em Corumbá, na fronteira com a Bolívia,
de onde parte a ferrovia que segue para Santa Cruz de La Sierra, neste
País. Nesta relação estão
tanto as estações do lado sul-matogrossense quanto do
paulista.
Linha-Tronco - E. F. Noroeste do Brasil
(Estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul)
Ramal de Ponta Porã
(Estado de Mato Grosso do Sul) |
HISTÓRICO DAS LINHAS:
LINHA-TRONCO: A E. F. Itapura a Corumbá foi aberta a partir
de 1912, entrte Jupiá e Agua Clara e entre Pedro Celestino
e Porto Esperança, deixando um trecho de mais de 200 km entre
as duas linhas esperando para ser terminado, o que ocorreu somente
em outubro de 1914. A partir daí, a linha estava completa
até o rio Paraguai, ao sul de Corumbá, em Porto Esperança;
somente em 1952 a cidade de Corumbá seria alcançada
pelos trilhos. Logo dedpois da entrega da linha, em 1917, a ferrovia
foi fundida com a Noroeste do Brasil, que fazia o trecho inicial
no Estado de São Paulo, entre Bauru e Itapura. E em 1975,
incorporada como uma divisão da RFFSA, foi finalmente privatizada
sendo entregue em concessão para a Novoeste, em 1996.
RAMAL DE PONTA PORÃ: A linha da Noroeste que ligava Campo
Grande à fronteira paraguaia - o ramal de Ponta Porã
- saía da estação de Indubrasil, na linha-tronco
e chegava a Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai. Demorou
9 anos para que o ramal ficasse pronto, chegando primeiro a Maracaju
em 1944, a Dourado em 1949 e somente em 1953 à estação
terminal. Sempre com pouco movimento, os trens de passageiros foram
um dos últimos a serem extintos pela RFFSA, em junho de 1996,
logo depois que a linha passou para a concessão da Novoeste.
A partir daí, a linha foi abandonada, nem cargueiros a utilizam
mais.
AS ESTAÇÕES ABAIXO
RELACIONADAS ESTÃO BASEADAS NOS GUIAS LEVI DE 1960 E DE 1970.
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