...
Rocha Loures
Goes Artigas
Padre Chagas
...

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1945-1975)
RFFSA (1975-1996)
GOES ARTIGAS
Município de Inácio Martins, PR
Ramal de Guarapuava - km 464 (1960)   PR-2548
Altitude: 1.045 m   Inauguração: 07.09.1945
Uso atual: abandonada (2022)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1943
 
 
HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma modificação das idéias de 1900, que eram de se atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco, em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense, foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá. A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no ramal foram desativados em 1976.

FERROESTE:
A empresa foi construída pelo Governo do Estado do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá. O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel, mas pretende-se a sua continuação a partir desta última, um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS.
 
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Goes Artigas foi inaugurada em 1945. Leia sobre a inauguração do trecho entre as estações de Inacio Martins e de Goes Artigas, em reportagem da Folha da Manhã (de São Paulo) com data de 12/10/1945, noticiando o evento de 7 de setembro, mais de um mês antes.

A estação ficava na estrada que liga Inácio Martins ao Guará na BR-277.

Em 2003, as casas pareciam ter algum uso por parte de alguns trabalhadores locais. O pátio só servia de pastagem para o gado... O prédio da estação estava abandonado.

Em 2022, continuava abandonado.


ACIMA: A fotografia é de 1964. Na estação de Goes Artigas, desfile escolar do dia 07 de Setembro de 1964, "sou o terceiro aluno da fila da esquerda, na porta da estação de braços cruzados, meu pai o agente de estação Sr. João Baptista Polzin". O comentário é de quem postou a fotografia num site, o http://www.panoramio.com/photo/41216647. Notar que a estação já não estava bem cuidada. Locomotivas diesel já trafegavam pela linha (Acervo Polzin).

(Fontes: Flávio Marcellini; Daniel Gentili; Acervo Polzin; Folha da Manhã; http://www.panoramio.com; IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio Marcellini

A estação abandonada em 01/2003. Foto Flávio Marcellini

Placa da estação Sem 01/2003. Foto Flávio Marcellini

Casas da vila ferroviária, ainda habitadas, em 01/2003. Foto Flávio Marcellini

A estação em 2022. Foto Vitor H. Langaro em 1/5/2022

 
     
     
Atualização: 04.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.