...
Guarapuava
Guarapuava-Ferroeste
Cascavel
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: 1993
...

 
 
Ferroeste (1996- )
GUARAPUAVA-FERROESTE
Município de Guarapuava, PR
Ferroeste - km 0   PR-2554
Altrtude: -   Inauguração: 1996
Uso atual: estação da Ferroeste (2005)   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: 1996
 
 
HISTÓRICO DAS LINHAS: RAMAL DE GUARAPUAVA: O ramal de Guarapuava foi construído nos anos 30 mas o seu primeiro trecho somente foi aberto em 1940, a partir da estação de Engenheiro Gutierrez, na linha Itararé-Uruguai e pouco ao sul de Irati . Em 1954 ele chegou a Guarapuava, de onde a idéia era atingir Foz do Iguaçu. Esse ramal era uma modificação das idéias de 1900, que eram de se atingir Foz via Porto União vindo de São Francisco, em Santa Catarina. Somente em 1996, numa iniciativa do governo paranaense, foi que a Ferropar foi inaugurada ligando Guarapuava a Cascavel. A ALL tem o trecho do antigo ramal, que hoje atinge Irati, sobe para Uvaranas, em Ponta Grossa, e daí segue para o porto de Paranaguá. A Ferropar
continua operando ot recho novo. Trens de passageiros no ramal foram desativados em 1976.

FERROESTE:
A empresa foi construída pelo Governo do Estado do Paraná e entregue em 1996, como uma continuação do ramal de Guarapuava. Ainda é administrada pelo Governo e utiliza as linhas da ALL para transportar suas cargas para Paranaguá. O trecho pronto tem cerca de 250 km e liga Guarapuava a Cascavel, mas pretende-se a sua continuação a partir desta última, um ramal para Toledo e outro para Ponta Porã, MS.

HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Guarapuava, ponto inicial da Ferroeste, foi aberta com a ferrovia em 1996 e dista, segundo relatos, cerca de 4 km por linha férrea, da estação de Guarapuava que é o terminal do antigo ramal de Guarapuava, hoje administrado pela ALL.

"Em julho de 2002, tive a honra de conhecer toda a Ferropar, desde Cascavel até Guarapuava, uma ferrovia com aproximadamente 250 Km de extensão. Eu nunca fui numa empresa ferroviária em que seus funcionários "vestem a camisa da empresa", de todos os setores, desde o mais humilde funcionário até a secretária do Presidente, sem contar o fato de que eu nunca fui tão bem tratado dentro de uma ferrovia. Esse orgulho eles passam para as suas atividades cotidianas, trazendo união entre eles e resultando em lucro para a Ferropar. Sobre a ferrovia, o que eu posso dizer é que eles vêm aumentando a cada ano o seu transporte, e em 2003 eles pretendem construir um terminal da Petrobrás dentro do seu terminal em Cascavel, cujo pátio ferroviário tem cerca de 4 Km. Eles não só aumentam a sua capacidade transportada por falta de locomotivas e vagões, pois clientes não faltam. Os planos futuros são para que, a partir de Cascavel a linha se divida em duas direções, uma seguindo para Foz de Iguaçu e ali se instalando um terminal de containers junto com o terminal de grãos, e a outra seguindo para oeste passando por Toledo, local onde a Aeronáutica pretende construir o maior aeroporto do Brasil, entrando no Mato Grosso do Sul e chegando até Ponta Porã." (fonte e relato: Antonio Carreão)
     

A estação de Guarapuava da Ferropar em 07/2002. Foto Antonio Carreão
   
     
     
     
Atualização: 04.05.2022
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.