índice
...
Raul Mesquita
Castellar de Carvalho
Romário Martins
...

IBGE-1960
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
...
 
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1949-1975)
RFFSA (1975-1996)
CASTELLAR DE CARVALHO
Município de Ventania, PR
Ramal de Monte Alegre - km 155 (1960)   PR-2043
    Inauguração: 16.02.1949
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de abertura do prédio atual: n/d
HISTÓRICO DA LINHA: O ramal de Monte Alegre teve a construção iniciada pela RVPSC em outubro de 1942, especificamente para ligar a estação de Joaquim Murtinho (Raul Mesquita) à fábrica de papel e celulose da Klabin, na Fazenda Monte Alegre, junto ao rio Tibagi. O primeiro trecho foi aberto em 1949, chegando a Barro Preto, mas somente em 1958 chegou à fábrica, que já operava havia cerca de dez anos. O ramal deveria ser estendido até Apucarana, na linha Ourinhos-Cianorte, bem como até Lysimaco Costa, no ramal de Barra Bonita, e dali a Cornélio Procópio, também na Ourinhos-Cianorte, mas ambos os prolongamentos nunca vieram a ser construídos. A vila operária da fábrica de celulose acabou por dar origem à "Cidade Nova", mais tarde chamada de Telêmaco Borba. Trens de passageiros circularam pelo ramal desde o seu início, até 1976/77, quando foram suprimidos. Entretanto, o tráfego de cargueiros para a fábrica continua até hoje, sendo o responsável pela operatividade da antiga linha Itararé-Uruguai, entre as estações de Uvaranas (em Ponta Grossa) e Raul Mesquita, passando daí diretamente para o ramal.
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO: A estação de Castellar de Carvalho foi inaugurada em 1949. "A primeira estação do ramal é Castellar de Carvalho, mas foi-nos impossível chegar até ela. Pelas informações recebidas em Raul Mesquita, a estrada de terra que utilizamos para chegar até ela chega apenas até o Km 12 do ramal, e Castellar estaria no Km 18, e não há estrada além. Caminhar estes 6 Km de ida e mais 6 de volta estava fora dos nossos planos, portanto indagamos a um trabalhador que por ali estava como fazer. A opção seria contornar a Serra das Furnas por Piraí do Sul e tentar chegar até Castellar por uma das muitas estradas de retirada de toras de pinus, a partir da estrada Piraí do Sul - Ventania (Rodovia do Cerne, aliás belíssima). A opção se revelou vã, pois informaram-nos posteriormente que a estrada estava bloqueada justamente no trecho de serra, exigindo veículo 4x4 para atravessar. Isso após termos rodado cerca de 15 Km mato adentro por uma estrada péssima, fazendo o Tempra chacoalhar e bater em todas as pedras do caminho, que não eram poucas. Em Romário Martins, na pequena venda que ainda resiste no local, perguntamos ao dono sobre Castellar, que nos informou que já tinha ido até lá, fato confirmado por sua esposa, acrescentando que foram de trem! Ambos desconheciam qualquer estrada que chegasse até esta escondida estação...." (Douglas Razaboni, 03/01/2004) A estação já foi demolida, lá restam apenas o piso e a antiga caixa d'água
(Fontes: Luiz Sergio P. Marcondes, 2009; Edson, maquinista da ALL, 2004; Douglas Razaboni, 2004; RVPSC: Relatórios oficiais, 1940-60; IBGE, 1960; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960)
     

A estação em sua inauguração, em 1949. Foto do relatório da RVPSC para esse ano
   
     
     
     
Atualização: 27.11.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.