HISTÓRICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai começou
a ser delineada a partir de 1894, quando a antiga E. F. Paraná
chegou a Ponta Grossa, vinda do porto de Paranaguá. A partir
de Ponta Grossa, a E. F. São Paulo-Rio Grande começou
a construir a linha que uniria o norte e o sul do Estado, com os trilhos
sendo assentados tanto num sentido quanto do outro. Em 1905, a linha
atingiria o extremo sul do Estado, em Porto União, enquanto,
para o norte, atingiria nesse ano Jaguariaíva e, em 1908 chegaria
a Itararé, poucos quilômetros dentro do Estado de São
Paulo, onde, seis meses depois, chegariam os trilhos do ramal de Itararé
da E. F. Sorocabana. Também em 1909 a linha chegaria à
fronteira do Rio Grande do Sul, em Marcelino Ramos.
Com a criação da Rede de Viação Paraná-Santa
Catarina (RVPSC), a linha passou a ser o tronco dessa ferrovia, linha
que passou a ser chamada de Itararé-Uruguai.
Várias variantes foram construídas durante os anos,
e a partir do final dos anos 60, a linha foi praticamente extinta,
com a construção de uma linha unindo Apucarana a Lajes,
passando por Ponta Grossa, Rio Negro, Lajes e Vacaria, esta no Rio
Grande do Sul. Com isto, boa parte do antigo tronco foi desativado
e os trilhos arrancados em boa parte do percurso.
As estações abaixo referem-se à linha original.
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