Estados do Paraná/Santa Catarina
RVPSC - linha Itararé-Uruguai (tronco)

HISTÓRICO DA LINHA: A linha Itararé-Uruguai começou a ser delineada a partir de 1894, quando a antiga E. F. Paraná chegou a Ponta Grossa, vinda do porto de Paranaguá. A partir de Ponta Grossa, a E. F. São Paulo-Rio Grande começou a construir a linha que uniria o norte e o sul do Estado, com os trilhos sendo assentados tanto num sentido quanto do outro. Em 1905, a linha atingiria o extremo sul do Estado, em Porto União, enquanto, para o norte, atingiria nesse ano Jaguariaíva e, em 1908 chegaria a Itararé, poucos quilômetros dentro do Estado de São Paulo, onde, seis meses depois, chegariam os trilhos do ramal de Itararé da E. F. Sorocabana. Também em 1909 a linha chegaria à fronteira do Rio Grande do Sul, em Marcelino Ramos.
Com a criação da Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (RVPSC), a linha passou a ser o tronco dessa ferrovia, linha que passou a ser chamada de Itararé-Uruguai.
Várias variantes foram construídas durante os anos, e a partir do final dos anos 60, a linha foi praticamente extinta, com a construção de uma linha unindo Apucarana a Lajes, passando por Ponta Grossa, Rio Negro, Lajes e Vacaria, esta no Rio Grande do Sul. Com isto, boa parte do antigo tronco foi desativado e os trilhos arrancados em boa parte do percurso.
As estações abaixo referem-se à linha original.
Estações da linha Entroncamentos  
Itararé >> >> EFS no ramal de Itararé (1909-1994)  
ponte sobre o rio Itararé    
ponte sobre o rio do Funil    
Coronel Isaltino    
Sengés    
Tucunduva    
Rio do Bugre    
Fábio Rego    
Linha original (1908-1964) Variante Jaguariaiva-Fabio Rego
(1964-1994)
   
Engenheiro Schamber túnel de Fábio Rego    
Rio das Mortes viaduto sobre o rio das Mortes    
Samambaia Samambaia-nova    
Jaguariaíva >> >> ramal de Paranapanema (1919-)  
Cilada  
Diamante  
Presidente Castilhos  
Raul Mesquita >> >> ramal de Monte Alegre  
Castellar de Carvalho
Romario Martins
Inspetor Aureliano Godói (Ventania)
Barro Preto
Olaria
Harmonia
Pedreira    
Espalha Brasas    
Piraí do Sul    
Tijuco Preto    
Caxambu    
Iapó    
Castro    
Tronco    
Carambeí    
Boqueirão    
Rio Verde    
Linha original (1900-1989) Variante Rio Verde-Rio Tibagi (1969/89-2006)    
Ponta Grossa (nova) Uvaranas >> >> Entroncamento
com a linha Curitiba-Ponta Grossa

 
Oficinas Desvio Ribas    
Rio Tibagi    
Roxo Roiz    
Guaragi    
Valinhos do Sul    
Rio das Almas    
Teixeira Soares    
Diamantina    
Fernandes Pinheiro    
Florestal    

Trecho de Irati, um dos poucos dentro do Paraná que ainda mantém os trilhos originais. Fotos Daniel Trevisan em 10/2001

Trecho de Irati, um dos poucos dentro do Paraná que ainda mantém os trilhos originais.

Trecho de Irati, um dos poucos dentro do Paraná que ainda mantém os trilhos originais.
Irati    
Engenheiro Gutierrez >> >> ramal de Guarapuava
(1938-)
 
Ponte sobre o Riozinho    
Rebouças

 
Ponte sobre o rio Potinga    
Roberto Helling    
Ponte sobre o rio Cachoeira    
Rio Azul    
Minduí    
Mallet    
Dorizon    
Paulo de Frontin    
Vargem Grande    
Paula Freitas    
Ponte sobre o rio Iguaçu    
Porto União da Vitória >> >> linha do São Francisco
(1906/17-)
 
Linha original (1908-1950) Variante do morro de São João (1950-2006)    
Engenheiro Eugênio de Mello Eng. Eugênio de Mello-nova    
Túnel 1    
Achilles Stenghel Túnel 2    
Achilles Stenghel-nova    
Nova Galícia Nova Galícia-nova  
Cerro Pelado Cerro Pelado-nova  
Tunel 5    
Túnel 6    
Maquinista Molina    
Mattos Costa Mattos Costa-nova    
General Dutra  
Calmon  
Anhangüera    
Presidente Penna    
Adolfo Konder    
Caçador    
Caçador-nova    
Engenheiro Leite Ribeiro    
Coronel Tiburcio Cavalcanti    
Rio das Antas    
Ipoméia    
Gramado    
Videira    
Túnel    
Pinheiro Preto    
Tangará    
General Goes    
Ibicaré    
Luzerna    
Herval D'Oeste    
Ponte de Herval D'Oeste    
Itororó    
Barra Fria    
Leão    
Capinzal    
Avaí    
Barra do Pinheiro    
Ponte    
Piratuba    
Rio Uruguai    
Volta Grande    
Ponte sobre o rio Uruguai    
Marcelino Ramos >> >> linha Marcelino Ramos-Santa Maria da VFRGS  
     
     
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.