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VXY Mogiana em MG
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Mauá do Sul
Denizar Zanello
Bairro dos Franças
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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RFFSA (1989-1996)
DENIZAR ZANELLO
Município de Mauá do Sul, PR
Linha Apucarana-Uvaranas - km 501,700 (2000)   PR-2460
  Inauguração: 1989
Uso atual: abandonada e em ruínas   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1989?
 
HISTORICO DA LINHA: A chamada inicialmente Estrada de Ferro Central do Paraná tinha sua construção prevista pelo menos dede os anos 1930 para aproximar a nascente região de Londrina ao porto de Paranaguá. Somente em 1949 teve as obras iniciadas, mas em meados dos anos 1950 as obras pararam. Reiniciaram-se e pararam mais algumas vezes, até que, em novembro de 1975 a ferrovia foi finalmente inaugurada, ligando a estação de Apucarana à estação de Uvaranas, em Ponta Grossa. Com exceção do trem de passageiros inaugural com autoridades e funcionários, jamais outro desses trens rodou pela linha, apesar das promessas da RFFSA nesse sentido. A maioria das estações tem acesso difícil e estão hoje abandonadas, juntamente com suas casas de turma, construídas em grande número e inúteis em sua maioria desde o princípio. É hoje uma linha de grande movimento no Paraná para trens cargueiros.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Engenheiro Denizar Zanello, ou simplesmente Denizar Zanello, como aparece no dístico ainda visível, foi inaugurada em 1989, catorze anos após a abertura da linha. "Segundo um funcionário da ALL de Marilândia do Sul, esta estação não é acessível por estradas, sejam asfaltadas ou de terra. Situa-se em plena Serra do Cadeado, em meio a vales e montanhas sem fim, sendo rodeadas de cachoeiras, rios, flores e matas. Formam as mais belas paisagens ferroviárias, segundo confirmação que ouvimos novamente em mais duas ocasiões na viagem, uma delas em Mauá do Sul e novamente em Ortigueira. Mesmo o acesso a pé pelos trilhos não é seguro, pela quantidade de viadutos e túneis, nos quais o trem passa "lambendo" . Porém, restou uma dica, a quem tiver tempo e paciência. O chefe do grupo em Mauá do Sul se chama Ezequiel e, com um pouco de paciência e boa conversa, não é impossível conseguir um lugar no motor (auto de linha) que segue para as duas localidades três vezes por semana. Fiquei morto de vontade, mas infelizmente tive que deixar para uma próxima vez." (Douglas Razaboni, 07/2003) O pátio tem hoje 2 linhas de desvio. Décio Marques a fotografou alguns meses antes, em abril de 2003: o prédio ainda estava de pé, sem telhado, já depredado, totalmente isolado, e suas duas chaves de entrada do pátio são na boca de dois túneis.
(Fontes: Douglas Razaboni, 2003; Décio Marques, 2003; RFFSA, 1989; ALL, 2000; Jean C. Kuester, 2008; Daniel K. Trevisan, 2009; Catálogo ALL, 2000)
     

A estação em 2004. Foto Décio Marques

A estação totalmente depredada em fevereiro de 2008. No dístico, "Denizar Zanello", sem o "Engenheiro". Foto Jean C. Kuester

A estação totalmente depredada em fevereiro de 2008. Foto Jean C. Kuester

A estação totalmente depredada em fevereiro de 2008. No dístico, "Denizar Zanello", sem o "Engenheiro". Foto Jean C. Kuester

A estação em 2009. Foto Daniel K. Trevisan
     
Atualização: 22.02.2009
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.