|
...
Apucarana
Jardim América
California
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
... |
|
|
|
|
E. F. Central do
Paraná (1960-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JARDIM
AMÉRICA
Município de Apucarana, PR |
Linha Apucarana-Uvaranas - km 579,750
(2000) |
|
PR-2459 |
|
|
Inauguração: 01.10.1960 |
Uso atual: demolido |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
1960? |
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Central do Paraná começou a ser construída
em 1949. Somente em 1960 conseguiu abrir dois trechos, um com 34 km
partindo de Apucarana e outro com 83 km, saindo de Ponta Grossa, do
que seria no futuro a estação de Uvaranas, a leste da
cidade. Foram mais 15 anos para que as duas frentes se juntassem.
A inaugração festiva da linha, considerada como um caminho
mais curto e moderno do norte do Paraná para o porto de Paranaguá,
ocorreu em novembro de 1975. Dias depois a ferrovia foi incorporada
à RFFSA - a RVPSC já tinha sido extinta, transformando-se
numa das Superintendências Regionais da estatal - e passou a
transportar cargueiros apenas, apesar das promessas de trens de passageiros
para a linha, nunca cumpridas. O que se vê ao longo da linha
de mais de 300 km é um enorme desperdício de dinheiro:
embora ela cumpra a sua função até hoje, a construção
de vilas ferroviárias enormes que nunca foram utilizadas e
que hoje estão em sua imensa maioria abandonadas, invadidas
ou depredadas, é um retrato da falta de planejamento no Brasil. |
|
HISTÓRICO DA ESTAÇÃO:
A estação de Jardim América foi inaugurada
em 1960, no trecho que saía de Apucarana e na época
ia somente até Araruva (Marilândia do Sul).
A data de sua abertura é a de 1960, mas o curto de trecho de
ferrovia aberto nesse ano era rarissimamente utilizado por cargueiros
e teve de ser refeito
ACIMA: Na estação de Jardim América,
provavelmente anos 1980, os cargueiros da RFFSA se cruzam (Acervo
ABPF-Paraná; cessão Nilson Rodrigues).
nos anos 1970, quando a ferrovia foi finalmente reinaugurada
em toda a sua extensão ligando Apucarana a Ponta
Grossa. Aliás, em 30 de outubro de 1975, o trem inaugural
da linha que saiu de Uvaranas deixou seus 80 passageiros, todos
convidados, nessa estação. Foi ela provavelmente a única
estação do trecho que um dia viu um desembarque de passageiros.
Hoje, 33 anos após este evento, a estação está
abandonada: o pátio ainda tinha, em 2000, 3 linhas de desvio,
de acordo com os desenhos da ALL. No final de 2009, o prédio
foi demolido pela Prefeitura de Apucarana. Ela podia fazer
isto? "O local estava abandonado e depredado, era utilizado
por indígenas e usuários de droga. Como me lembro na época da minha
infância ela era bem movimentada (somente cargas), a construção toda
em concreto, duraria séculos, infelizmente não souberam aproveitar
aquela bela construção" (Jucelino Cascavel, 16/1/2010).
(Fontes: Adalto Henrique Marson; Jucelino Cascavel,
2010; Nilson Rodrigues; ABPF-PR; ALL, 2000) |
|
|
|
A estação em 02/2008. Foto Adalto Henrique Marson |
A estação em 02/2008. Foto Adalto Henrique Marson
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
16.01.2010
|
|