|
|
Siga a linha: |
...
Aricanduva
Apucarana
Pirapó
...
Saída da linha Apucarana-Uvaranas: Jardim
América
...
ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
...
|
|
|
|
|
Estrada de Ferro
São Paulo-Paraná (1942-1944)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1944-1975)
RFFSA (1975-1996) |
APUCARANA
Município de Apucarana, PR |
Linha Ourinhos-Cianorte - km 569
(1960) |
|
PR-2617 |
Altitude: 822 m |
|
Inauguração: 01.11.1942 |
Uso atual: estação ferroviária
(2011) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
E. F. Noroeste do Paraná foi aberta ao tráfego em
1925 ligando Ourinhos, na linha-tronco da E. F. Sorocabana, em São
Paulo, a Cambará, no Paraná. Comprada pelos ingleses
da Cia. de Terras do Norte do Paraná, teve seu nome alterado
para E. F. São Paulo-Paraná. Prolongada até Apucarana
em 1942 e povoando a região, virgem até 1929, foi vendida
ao Governo Federal em 1944 e incorporada imediatamente à RVPSC.
Foi prolongada, em diversas fases, até atingir Cianorte, em
1972, onde parou. O tráfego de passageiros, dividido entre
os trechos Ourinhos-Maringá e Maringá-Cianorte, parou
em 1981 no primeiro trecho, onde rodava com trens de passageiros que
vinham de São Paulo, e um pouco antes no outro, onde trafegava
em trens mistos. Atualmente circulam apenas trens cargueiros da ALL,
atual concessionária, no ramal, e o trecho Maringá-Cianorte
está abandonado. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Apucarana foi a última estação a ser
aberta ainda pelos ingleses da E. F. São Paulo-Paraná,
isto em 1942.
É o ponto de entroncamento com a linha Apucarana-Uvaranas
desde 1975.
A estação de Apucarana era o maior entroncamento
ferroviário do norte do Paraná e uma das únicas estações desta linha
em atividade que mantém as características originais do prédio.
Em 2000, o seu pátio contava com pelo menos 18 linhas de desvio.
Estava em 2011 sendo operada hoje pela ALL
ACIMA: Vista aérea da estação
e do pátio, nos anos 1950 (IBGE).
ACIMA: Vista aérea da estação
e do pátio, nos anos 1970.
ACIMA: Pátio da estação
de Apucarana em abril de 1991, vendo-se a estação (em
primeiro plano) e o armazém. O trem de passageiros é
na verdade um dos trens turísticos que de vez em quando circulavam
pela linha até 1996. Trens regulares já não existiam
havia 10 anos (Foto Luiz Moraes).
ACIMA: Pátio de Apucarama
em julho de 2010 (Foto Daniel Trevisan).
(Fontes: Daniel Trevisan; Denilson Credendio;
Luiz Moraes; Douglas Razaboni; ibge; Guias Levi, 1932-79)
|
|
|
|
Pátio da estação de Apucarana, em 12/2001.
Foto Douglas Razzaboni |
Plataforma da estação de Apucarana, em 11/2001.
Foto Douglas Razzaboni |
Fachada da estação de Apucarana, em 11/2001. Foto
Douglas Razzaboni |
A estação em 1/2011. Foto Denilson Credendio |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
21.07.2018
|
|