A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Agente Hallan
Maquinista Maura
Varzea Grande
...

Linha de Canela - 1940
...
 
 
V. F. Rio Grande do Sul (1922?-1963)
MAQUINISTA MAURA
Município de
Linha de Canela - km 957,105 (1960)   RS-2988
  Inauguração: 1922?
Uso atual: n/d   sem trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: A linha de Canela foi aberta no trecho entre Neustadt (Rio dos Sinos) e Novo Hamburgo em 1876, sendo, na verdade, na época, um prolongamento da Porto Alegre-São Leopoldo. Em 1903, foi prolongada até Taquara. A linha chegou em Canela, seu ponto terminal, somente em 1922, de onde passou a se trazer a madeira abundante na região. A demora deveu-se à dificuldade de construção do trecho de serra, onde em 48 km de linha se elevava de 30 m em Taquara até 830 em Canela. Em 11/03/1963, foi fechado o tráfego entre Taquara e Canela. No ano seguinte, a 16/11, fechou o trecho Novo Hamburgo-Taquara. Em 31/12/1966, o tráfego foi fechado no trecho restante, Rio dos Sinos-Novo Hamburgo. Em julho de 1967, já não existia mais nenhum sinal da velha linha de Canela.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Maquinista Maura foi inaugurada provavelmente em 1922 - não pude confirmar isto. "Foi na estação de São Leopoldo, numa manhã de julho de 1959. Eu estava na estação, lá pelas 7 da manhã. Ouvi o zum-zum: o Padre Cláudio passa hoje por aqui. No desvio estava uma locomotiva 2-8-2, cujo foguista, Ramon, me informou: O Padre Cláudio vai para Maquinista Maura visitar a escola ferroviária de lá. O trem P-8, de Porto Alegre, vai ser desdobrado aqui. A parte que vai para Taquara e Canela, minha locomotiva vai levar até Taquara. Por que você não viaja conosco? (...) Comprei uma passagem para Canela, muito além de Maquinista Maura. Mais alguns minutos e o apito alegre de uma 4-8-2 anunciava a aproximação do P-8. O freio a vácuo estacionou a "Mountain" e seu trem. Ferroviários se apressaram para um carro de primeira. 'É lá', pensei eu, e também fui ver. A familiaridade com que o padre conversava com os funcionários do trem e da estação bastava para confirmar que não se tratava de um padre qualquer. Era saudado com respeito pelos ferroviários, ao que correspondia com sua cortesia, o padre viajante. (...) O trem já havia sido dividido. A 4-8-2 (Mountain) apitou, acelerou e desapareceu. A 2-8-2 de Ramon saiu do desvio, entrou na linha principal, deu marcha-a-ré e engatou no trem. Silvou longamente, duas vezes, para avisar aos funcionários da estação para que deixassem o trem. Um apito curto e fomos nós para Rio dos Sinos, estação a 2 km adiante. Ao chegarmos, ainda pudemos ver a fumaça da Mountain, levando apressadamente seu trem para Montenegro. A nossa 2-82- tomou a linha de Taquara, após breve parada. Observei o padre. O chefe do trem veio conversar com ele. Assim, chegamos a Taquara, onde a Mikado foi substituída por uma 2-8-0, após terem sido deixados alguns carros. Além, a subida da serra era pesada e contínua. A 2-8-0 bufava e purgava vapor pela válvula de purgação dos cilindros. A subida penosamente ia sendo vencida e o chefe do trem finalmente anunciou: 'Próxima parada, Maquinista Maura'! (...) O trem diminuiu a marcha, sempre apitando a intervalos curtos. Entrou tão devagar na estação que se podia acompanhá-lo sem esforço" (O Padre Ferroviário, Délio Araújo). Em 1963, a linha e a estação foram desativadas. Não sei a situação atual do prédio.
     

 
     
     
Atualização: 10.05.2008
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.