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E.
F. Porto Alegre a Uruguaiana (1885-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BORGES
Município
de Restinga Seca, RS |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km 551,463 (1960) |
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RA-3741 |
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Inauguração: 13.10.1885 |
Uso atual: n/d
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela
RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante
Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO:
A parada de Borges foi inaugurada em 1928. Servia a estância
de Antonio Gonçalves Borges, daí o nome. Este
cidadão era tio do ex-Governador do Estado, Borges de Medeiros.
Está situada entre os arroios do Vacacaí e do Só.
Os trens de passageiros deeixaram de passar na linha e pela estação
em 02/02/1996. (Fontes: Gazeta Mercantil, edição
de 1996; Guias Levi, 1940-1981; VFRGS, suas estações
e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960) |
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Atualização:
30.09.2006
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