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V.
F. Rio Grande do Sul (n/d-anos 1950) |
PARADA
LINCK
Município
de Santa Maria, RS |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km |
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RS-3351 |
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Inauguração: n/d |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d (já
demolido) |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela
RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídasalgumas
variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando algumas
estações de sua linha original. Em 1938, a variante
Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO:
A Parada Linck, também conhecida como Desvio J. Linck
So., parece ter sido desativada na segunda metade dos anos 1950.
Até 1953, seu nome ainda aparecia no Guia Levi, a 9 km da estaçáo
de Canabarro e a 5 km da de Cesar Pina. Não há
outras referências a ela. Hoje, 50 anos depois (2005), somente
existe a plataforma. (Fontes: Guias Levi, 1940-1981;
Daniel Taschetto, 01/2006) |
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Atualização:
30.09.2006
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