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Cie.
Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1911-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1962) |
RUA
VELHA
Município
de Rio Pardo, RS |
Linha Porto
Alegre-Uruguaiana - km 711,211 (1960) |
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RS-1172 |
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Inauguração: 1911 |
Uso atual: n/d
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Porto Alegre-Uruguaiana foi aberta como empresa
federal em 1883, ligando Santo Amaro (Amarópolis) a Cachoeira
(Cachoeira do Sul). Para se ir de Santo Amaro a Porto Alegre utilizava-se
a navegação fluvial no rio Jacuí. Em 1898 foi
encampada pela Cie. Auxilaire, empresa belga, e em 1905 passou a ser
a linha-tronco da VFRGS, ainda administrada pelos belgas. Em 1907,
os trilhos atingiram finalmente Uruguaiana, na fronteira com a Argentina.
Somente em 1911, a construção da linha Santo Amaro-Barreto-Montenegro
possibilitou a ligação da longa linha com a Capital,
utilizando-se parte da antiga linha Porto Alegre-Novo Hamburgo. Em
1920, a linha tornou-se estatal novamente. Em 1957 foi encampada pela
RFFSA. Durante os seus anos de operação foram construídas
algumas variantes, para encurtar tempos e distâncias, eliminando
algumas estações de sua linha original. Em 1938, a variante
Diretor-Pestana-Barreto diminuiu a linha em 50 km. Em 2 de fevereiro
de 1996, deixaram de rodar os trens de passageiros pela linha, que,
hoje transporta os trens cargueiros da concessionária ALL desde
esse mesmo ano. |
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A ESTAÇÃO:
"A Cia. Auxiliaire foi autorizada a abrir entre as estações
de Couto (hoje Ramiz Galvão) e de João Rodrigues no
km 194,650 (quilometragem da época) uma nova estação para cruzamento
de trens". (Revista Brazil Ferrocarril, 01/1911).
Esta seria a estação de Rua Velha. O nome foi
tirado do arroio da Rua Velha, ali próximo. Ariosto Borges
dá a data de inauguração como sendo em 1883.
A abertura da variante Barreto-Ramiz Galvão, em 1962,
eliminou esta estação da linha. Os trilhos foram retirados.
(Fontes: Guias Levi, 1940-1981; VFRGS, suas estações
e paradas, Eng. Ariosto Borges Fortes, 1962; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Revista Brazil Ferrocarril, 01/1911) |
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Atualização:
01.10.2006
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