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Rede
de Viação Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CORONEL
ALENCAR LIMA
Município
de Santa Cecília, SC |
Tronco
Principal Sul - km |
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SC-3693 |
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Inauguração: 02.02.1963? |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d
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HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa
Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os
anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí
o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão
Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978.
Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes
a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O
trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles
foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação
do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros
entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até
por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL,
que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do
Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP,
via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos
1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e
com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da
RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Coronel Alencar Lima foi inaugurada,
possivelmente, em 1963. Parce já ter sido desativada e demolida
há bastante tempo, de acordo com o relato a seguir. "(Abaixo),
uma foto da primeira caminhada que fiz pelos trilhos do Campo do Areião
até Santa Cecília em maio de 2003. O interessante é que foi tirada
no exato local onde deveria estar a Estação Coronel Alencar Lima,
só que no local não existem sequer vestígios dela. Conversando com
pessoas da região ninguém sabia nada sobre ela. Posteriormente um
amigo meu conversou em Santa Cecília com um senhor já de idade que
confirmou que esta estação realmente existiu. No local tem-se a impressão
que, em algum momento, houve um deslizamento de terra que deva ter
soterrado os restos da estação pois na foto podemos ver um muro de
arrimo bastante reforçado. O indivíduo da foto sou eu e naquele dia,
além de ventar muito, fazia um frio polar" (Hélio
Henckels, 09/2006). (Fonte: Hélio Henckels, 09/2006) |
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Local da estação já demolida, em 2003.
Acervo Helio Henckels |
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Atualização:
14.09.2006
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