A B C D E
F G H I JK
L M N O P
Q R S T U
VXY Mogiana em MG
Indice de estações
...
Campo Alto do Sul
Coronel Alencar Lima
Major Ulhoa
...
 
 
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1963-1975)
RFFSA (1975-1996)
CORONEL ALENCAR LIMA
Município de Santa Cecília, SC
Tronco Principal Sul - km   SC-3693
  Inauguração: 02.02.1963?
Uso atual: demolida   com trilhos
Data de construção do prédio atual: n/d
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Coronel Alencar Lima foi inaugurada, possivelmente, em 1963. Parce já ter sido desativada e demolida há bastante tempo, de acordo com o relato a seguir. "(Abaixo), uma foto da primeira caminhada que fiz pelos trilhos do Campo do Areião até Santa Cecília em maio de 2003. O interessante é que foi tirada no exato local onde deveria estar a Estação Coronel Alencar Lima, só que no local não existem sequer vestígios dela. Conversando com pessoas da região ninguém sabia nada sobre ela. Posteriormente um amigo meu conversou em Santa Cecília com um senhor já de idade que confirmou que esta estação realmente existiu. No local tem-se a impressão que, em algum momento, houve um deslizamento de terra que deva ter soterrado os restos da estação pois na foto podemos ver um muro de arrimo bastante reforçado. O indivíduo da foto sou eu e naquele dia, além de ventar muito, fazia um frio polar" (Hélio Henckels, 09/2006). (Fonte: Hélio Henckels, 09/2006)
     

Local da estação já demolida, em 2003. Acervo Helio Henckels

     
Atualização: 14.09.2006
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.