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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Quilômetro 14
Olival
Quilômetro 5
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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Viação Férrea do Rio Grande do Sul (1960-1975)
RFFSA (1975-1996)
OLIVAL
Município de Triunfo, RS
Tronco Principal Sul - km 7,800 (1962)   RS-2991
  Inauguração: 22.07.1960
Uso atual: demolida?   com trilhos
Data de construção do prédio atual: 1960
 
HISTORICO DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada.
 
A ESTAÇÃO: A estação de Olival foi inaugurada em 1960. A partir de 1965 (segundo o Guia Levi), passou a ser ponto de parada da linha que seguia de Porto Alegre para Montenegro, com a extinção,

ACIMA: O desvio para cruzamento fica lá adiante, na foto se nota que há um trem do lado daquele que está para frente; de onde tirei a foto é uma passagem de nivel que cruza uma rodovia que dá acesso à BR-386, mais conhecida como Tabaí-Canoas e ao Pólo Petroquimico de Triunfo. Olha, quanto a situação da estação, eu acho que não esteja de pé, pelo Google Earth nao se vê nada por ali, somente o desvio. Os dormentes são de concreto (Bernardo Cerentini, texto e foto em 13/12/2009).

em 1964, da linha antiga. A quilometragem registrada acima foi fornecida por Ariosto Borges Fortes. "Bom, ela fica no município de Triunfo e é usada como posto de

TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros pararam nesta estação de 1965 a 1976. Veja aqui horários em 1966 (Guias Levi).
cruzamento pela ALL, possuindo um desvio com comprimento útil de 1145m. Ali nunca teria sido estação sempre foi apenas um posto de cruzamento" (Bernardo Cerentini, 2010). Porém, de acordo com os guias ferroviários de 1965 a 1980 a estação tinha paradas para embarque e desembarque de passageiros, o que desmente a fonte de Bernardo, que foi um ex-maquinista da RFFSA.
(Fontes: Bernardo Cerentini, 2010; Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guias Levi, 1950-79)
     

   
     
     
Atualização: 13.06.2010
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.