|
|
Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (1960-1975)
RFFSA (1975-1996) |
OLIVAL
Município
de Triunfo, RS |
Tronco
Principal Sul - km 7,800 (1962) |
|
RS-2991 |
|
|
Inauguração: 22.07.1960 |
Uso atual: demolida? |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1960
|
|
HISTORICO
DA LINHA: O Tronco Principal Sul, em Santa Catarina
e no Rio Grande do Sul, foi entregue em partes: entre os anos de 1963
e 1965, uniu as cidades de Mafra e Lajes - daí o nome da linha
Mafra-Lajes, e foi construída pelos 2o Batalhão Ferroviário.
Esse trecho transportou passageiros até 1978. Entre os anos
de 1967 e 1969, foram entregues os trechos ligando Lajes a Roca Salles,
no RS, mas este sem o transporte de passageiros. O trecho entre as
estações de General Luz e Roca Salles foi aberto aos
poucos durante os anos 1960, como continuação do Tronco
Principal Sul. Também passaram trens de passageiros entre Montenegro-Nova
e General Luz, e mesmo assim, apenas até por volta de 1978.
Hoje pela linha trafegam os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária
as linhas do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que
vinham de Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues
na primeira metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida
como Tronco Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha
Itararé-Uruguai da RVPSC acabou por ser desativada. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação de Olival foi inaugurada em 1960. A
partir de 1965 (segundo o Guia Levi), passou a ser ponto de
parada da linha que seguia de Porto Alegre para Montenegro,
com a extinção,
ACIMA: O desvio para cruzamento fica lá adiante,
na foto se nota que há um trem do lado daquele que está
para frente; de onde tirei a foto é uma passagem de nivel que cruza
uma rodovia que dá acesso à BR-386, mais conhecida como
Tabaí-Canoas e ao Pólo Petroquimico de Triunfo. Olha, quanto a situação
da estação, eu acho que não esteja de pé, pelo Google Earth nao se
vê nada por ali, somente o desvio. Os dormentes são de concreto
(Bernardo Cerentini, texto e foto em 13/12/2009).
em 1964, da linha antiga. A quilometragem
registrada acima foi fornecida por Ariosto Borges Fortes.
"Bom, ela fica no município de Triunfo e é usada como
posto de
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1965 a 1976. Veja aqui
horários em 1966
(Guias Levi). |
cruzamento
pela ALL, possuindo um desvio com comprimento útil de 1145m. Ali nunca
teria sido estação sempre foi apenas um posto de cruzamento"
(Bernardo Cerentini, 2010). Porém, de acordo com os
guias ferroviários de 1965 a 1980 a estação tinha
paradas para embarque e desembarque de passageiros, o que desmente
a fonte de Bernardo, que foi um ex-maquinista da RFFSA.
(Fontes: Bernardo Cerentini, 2010; Ariosto Borges Fortes:
VFRGS, suas estações e paradas, 1962; Guias Levi, 1950-79)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
13.06.2010
|
|