Trens de Fortaleza a Crateús
(Ceará)

 

RVC/RFFSA
(1917/50-1988)

Bitola: métrica


Acima, fachada da estação de João Felipe, em 2003. Abaixo, plataforma de embarque da mesma estação (Fotos Antonio Gorni, 01/2004)


Veja também:

Trens metropolitanos de Fortaleza

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Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Os trens ligando a cidade de Fortaleza à região noroeste e oeste do Ceará começaram a operar em 1917, quando a primeira estação - Soure, hoje Caucaia - da linha da antiga E. F. de Itapipoca começou abriu para receber a A partir daí, a linha avançou e chegou a Arara (Guararu) em 1920, Catuana (1926), Umarituba (1927), Croatá (1932), Riacho da Sela - hoje Umirim (1933), Miraima (1940) e Sobral, finalmente, em 1950. Aqui a ferrovia se entroncou com a linha da E. F. Sobral, que ligava o porto de Camocim ao vilarejo de Oiticica, na divisa com o Piauí, nos confins do município de Crateús. Os trens passaram então a correr de Fortaleza direto para Sobral e Oiticica, ficando a antiga linha ligando Sobral a Camocim como ramal. A primeira locomotiva diesel que trafegou na E. F. de Itapipoca trafegou em 1950, justamente no ano em que houve a junção das duas linhas.

A partir de 1950, a linha de Itapipoca passou a ser considerada a linha Sul da Rede de Viação Cearense, esta absorvida definitivamente pela RFFSA em 1975.
ACIMA: A única fotografia que consegui de um trem de passageiros na linha Fortaleza-Oiticica mostra um comboio curto com carros de madeira parado na estação de Amanaiara, por volta de 1956 (Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. XVI, IBGE, 1959).
Com a ligação das linhas ferroviárias do Piauí com a estação de Oiticica, em 1972, os trens de passageiros passaram a ligar diretamente Fortaleza a Teresina. Aparentemente não havia troca de trens, que seguiam diretamente de uma capital para outra. Não se sabe, também, se este trem de 9172 ficou até o final da linha de Crateús ou foi extinto antes. Os trens de passageiros, pelo menos os de Fortaleza a Oiticica, trafegaram até o dia 12 de dezembro de 1988, quando foram desativados. Ficou apenas o tráfego de trens metropolitanos entre Fortaleza e a estação do Boqueirão a partir dessa data, perdurando até hoje.

"Sobre os trens de passageiros que viajavam de Fortaleza para Crateús o que eu sei é que, segundo informações que eu tive em Fortaleza, os últimos trens que fizeram essa linha, saíam de Fortaleza para Terezina na segunda-feira e retornavam na terça. Na quarta-feira eles saíam da capital cearense e iam só até Crateús, retornando na quinta. Na sexta-feira eles saíam novamente de Fortaleza para a Capital piauiense e retornavam no sábado. Não faltavam passageiros" (Adriano Perazzo, 18/7/2010).