Cia.
Melhoramentos / Central / Leopoldina / RFFSA (1898-1970)
Bitola: métrica
Acima, a estação de Porto Novo, em 1997, por muitos
anos ponto final dos trens da Linha Auxiliar. Na frente, um cargueiro
(Foto de autor desconhecido). Abaixo, o viaduto Paulo de Frontin,
em 2001, um dos pontos mais belos da linha na serra, hoje abandonado
(Foto Jorge A. Ferreira).
Abaixo, estação de Alfredo Maia, em 1908, ponto inicial
da Linha Auxiliar por muitos anos (Acervo Preserve).
Abaixo, horários do trem em 1932, quando ele percorria a
linha original em toda a sua extensão (Guia Levi, fevereiro
de 1932).
Abaixo, horários do trem da linha Auxiliar em 1962, existentes
somente de Japeri a Três Rios: na baixada somente existiam
em sua linha os trens de subúrbios (com exceção
do trecho entre São Mateus e Japeri, que está retratado
na coluna ao lado) e além de Três Rios, até
Porto Novo, já havia sido incorporada pela Leopoldina (Guia
Levi, setembro de 1962).
Veja também:
Estações
da Linha Auxiliar
Trem Azul (Miguel
Pereira)
Trem da Estrada Real (Paraíba do
Sul)
Contato
com o autor
Índice
Nota: As informações contidas nesta
página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente
por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época.
Portanto é possível que existam informações
contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas
vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia
em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente,
o mesmo acontecendo com horários, composições
e trajetos (o autor).
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Trem de passageiros que desde o seu
início até os anos 1940 trafegava em bitola métrica
diretamente da estação de Alfredo Maia até Três
Rios (a partir de 1913, até Porto Novo do Cunha) pela antiga
linha da Cia. Melhoramentos, depois encampada pela Central com o nome
de Linha Auxiliar. A partir dos anos 1940, com a modificação
radical feita pela Central de suas linhas, com alargamento de bitolas,
duplicações e eletrificações, esse trem
passou a ser quebrado em trechos. Em 1963, a Leopoldina, com a desativação
da linha de Petrópolis, ficou com a Auxiliar e era por ela
que seus trens subiam a serra em bitola métrica, para atingir
Porto Novo e toda a sua malha mineira. Parte da sua linha original
na baixada fluminense passou a transportar apenas trens de subúrbio,
e parte foi abandonada ou transformada em linha de cargueiros.
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Percurso:
Linha Auxiliar.
Origem da linha:
A linha foi aberta pela E. F. Melhoramentos em 1898 e encampada pela
E. F. Central do Brasil em 1903, sob o nome de Linha Auxiliar.
Por volta de 1965 passou a ser operada pela Leopoldina, e em 1975 pela
RFFSA. Nos anos 1970 o trecho a partir de São Mateus passou a
operar apenas com cargueiros e em 1990 a serra entre Japeri e Paraíba
do Sul foi abandonada. A concessão atual é da FCA, que
não a utiliza. |
No relato do viajante a seguir, feito
em 1929, nota-se que ele, para chegar até Governador Portela
(onde pegaria outro trem para o ramal de Jacutinga), ele se utiliza
do trem da linha do Centro, mais rápido e em bitola larga,
até Belém (Japeri), para somente depois tomar a parte
da linha Auxiliar que sobe a Serra do Mar: "(Na estação
Dom Pedro II) um trem está a partir (...) Cascadura, Deodoro,
depois a rodaria da locomotiva até Belém. Aí
uma baldeação incômoda por afluência de
passageiros, alguns aliviados de dinheiro por gatunos, muitos condenados
a viajar de cegonha, num pé e noutro. Novo trem, nova máquina,
nova linha, não nova, a da antiga Estrada de Ferro Melhoramentos.
A Central chamou-a a si e, para mostrar superioridade, crismou, denominando-a
Linha Auxiliar. Belém fica atrás. Galga o comboio a
serra do Mar, opulenta de paisagens,
Acima, carro de passageiros da Linha
Auxiliar, ainda com o logo da Central acima das janelas, largado em
1992 no pátio de Paraíba do Sul, sem uso havia anos
(Foto Bruno de Castilho).
rica de contrafortes. Ascenção
linda para céu de montanhas, por estrada de ferro panorâmica.
No percurso a maior variedade de aspectos em honra da terra brasileira,
digna principalmente de filhos, que correspondam a favores excepcionais
da Providência. Ora são píncaros que o trem contorna
numa via férrea sem túneis, ora a vista desce a vales
cujo colo se enfeita com colares de veios d´água. Pára
o trem em várias estações, Paes Leme, Sertão,
Bonfim, Vera Cruz e Conrado Niemeyer, até alcançar risonho
centro de população, com aspectos de progresso, Portella.
Em Portella o viajante escolhe. Segue para Entre Rios, na composição
vinda de Belém, ou toma novo comboio, de máquina a gasolina,
rumo de Vassouras".
Acima,
o trecho de linha da Auxiliar, em 1962, que ainda tinha trens, que
na verdade eram de subúrbio, mas num trecho que não
havia sido nem nunca foi eletrificado (Guia Levi, setembro de 1962).
Acima,
o trem da Auxiliar próximo a Miguel Pereira, por volta de 1958.
"Enviei a dita foto (acima) para meu amigo belga e ele, apesar
de seus 82 anos de idade e pouca memória, disse-me ter quase absoluta
certeza que a foto foi tirada por ele numa viagem para Miguel Pereira.
Este meu amigo voltou definitivamente para Antwerpen em início de
1959. Atrás da foto tem um carimbo de uma loja onde fiz a cópia como
sendo na Rua Adolfo Bergamini, no Engenho de Dentro, RJ. Trabalhei
na estação de Engenho de Dentro, da EFCB, de outubro de 1956 até outubro
de 1958. Portanto, a cópia foi feita nem antes nem depois desse período.
Há informações de que a EFCB recebeu por empréstimo da VFRGS duas
Garratt durante um período de dois anos, mais ou menos no período
acima. Provavelmente as utilizou no trecho entre Japeri e Governador
Portela, ou mesmo além até Três Rios. Verificamos, eu e o Eduardo
Coelho, que as fotos de estações ali existentes são bem parecidas
com o prédio que aparece por trás do trem" (Leonardo Bloomfield).
"Pelo que me consta, após a criação da RFFSA, a Leopoldina, ou
8a. Divisão, não me lembro bem, funcionou naquela linha até o final
dos anos 60. Há varias fotos tiradas em Governador Portela
nessa época, onde se vêem várias locomotivas a vapor da Leopoldina.
Pessoas daquela localidade inclusive me informaram que algumas Garratts
foram baixadas naquele depósito e ficaram lá estacionadas por anos,
até serem rebocadas para outro local onde foram cortadas" (Juan
Rudolph). (Foto acervo Leonardo Bloomfield, 07/2005).
"Minha família
tem um sítio na região de Miguel Pereira e eu cheguei
a ir do Rio até lá de trem. Foi em 1978, quando a composição
saía de Barão de Mauá e seguia via linha da Leopoldina
até Gramacho, logo à frente pegava aquela variante que
ia até Japeri, onde encontrava a Linha Auxiliar, prosseguindo
até Miguel Pereira. Era um trem horroroso, composto de 3 carros,
um bagageiro, um de primeira e outro de segunda. Saía às
5:15hs de B. Mauá, chegava em Miguel Pereira às 10:30hs,
trajeto que de carro não leva mais que 2 horas. Sem falar que
foi quase toda a viagem vazio, apesar da passagem ser quase de graça.
Logo depois o serviço de passageiros foi descontinuado. A linha
operou trens cargueiros até 1996 - eu acho - depois foi abandonada"
(Juan Rudolph, 2004). Nos anos 1960, havia um trem - uma automotriz,
na realidade - que fazia um percurso menor na serra - uma espécie
de "suburbinho", ligando Governador Portela a M. Pereira
e a Avelar com 2 trens diários e 1 aos domingos. Nos anos 1980,
com os trens regulares já desativados, um trem turístico
passou a fazer o percurso entre Conrado e Miguel Pereira, no trecho
de serra, por alguns anos, o "Trem Azul", operado pela RFFSA.
A partir de 2003, parte da linha no município de Paraíba
do Sul foi recuperada, dando origem a outro trem turístico
operado pela Prefeitura, o "Trem da Estrada Real".
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