Subúrbios de Miguel Pereira
(Rio de Janeiro)

 

Central do Brasil (anos 1960)

Bitola: métrica.


Acima, a estação de Governador Portela, em 2003, de onde partia a automotriz que fazia os subúrbios do município. Também saía desta estação o ramal de Jacutinga, até 1971, que ligava a estação a Vassouras, Valença e Santa Rita do Jacutinga, em Minas Gerais, onde havia conexão com um trem da RMV (Soledade-Barra do Piraí, ou Linha da Barra). Abaixo, estação de Avelar, em 2002, ponto final do percurso das automotrizes (Fotos Jorge A. Ferreira).


Abaixo, horário dos trens em 1962 (Guia Levi, setembro de 1962).


Veja também:

Estações da Linha Auxiliar

Linha Auxiliar


Trem Azul (Miguel Pereira)

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Índice

Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor).

Automotriz que fazia a linha de subúrbio do município de Miguel Pereira, percorrendo um trecho da linha Auxiliar entre as estações de Governador Portela e de Avelar, durante parte dos anos 1960.

Acima, a estação de Miguel Pereira, em 2003, estação principal por onde passava a automotriz que fazia os subúrbios do município (Foto Jorge A. Ferreira).
Percurso: Governador Portela - Avelar, na Linha Auxiliar.
Origem da linha:

A linha foi aberta pela E. F. Melhoramentos em 1898 e encampada pela E. F. Central do Brasil em 1903, sob o nome de Linha Auxiliar. Por volta de 1965 passou a ser operada pela Leopoldina, e em 1975 pela RFFSA. Nos anos 1970 o trecho a partir de São Mateus passou a operar apenas com cargueiros e em 1990 a serra entre Japeri e Paraíba do Sul foi abandonada. A concessão atual é da FCA, que não a utiliza.
Pelo menos entre os anos de 1960 e de 1962, encontram-se referências a estas automotrizes fazendo esse trecho, com 2 trens diários e 1 aos domingos em 1960 e depois como apenas atuando das segundas às sextas-feiras ("Motrizes da Linha Tronco" - leia-se linha-tronco como sendo a linha Auxiliar).

ACIMA: Automotriz AEG, supostamente utilizada na linha de subúrbios de Miguel Pereira nos anos 1960. Ela era montada no Brasil mas com motor alemão, em atividade na Central do Brasil desde 1925 em outras linhas, inclusive na dos subúrbios de Vassouras
(Foto e fonte: José E. Buzelin, Carros Budd no Brasil-vol. 1, Memória do Trem, 2002). ABAIXO: em fotografia de janeiro de 1972, automotriz no patio de Governador Portela, aparentemente já "encostada", e que possivelmente também trafegou pela linha Auxiliar (Acervo Marcelo Lordeiro).